Águas de São Pedro,  América do Sul,  Brasil,  Interior,  Passeios Culturais,  Passeios Ecológicos,  São Paulo,  Sudeste,  Viagem Nacional

O que fazer em Águas de São Pedro: 7 pontos turísticos pra você conhecer

Algumas cidades são fofas. Elas não têm nada de muito especial, como as luzes em São Paulo ou o charme dos prédios de Paris. Elas são fofas. E talvez ser a segunda menor cidade do Brasil deixe Águas de São Pedro ainda mais fofa.

A cidade, localizada na região de Piracicaba, no estado de São Paulo, é uma Estância Hidromineral. Boa parte do seu turismo vem da cidade ter sido planejada como um balneário-cidade, com o objetivo de criar um centro de cura.

Tudo por conta das suas águas medicinais, principalmente com compostos de enxofre, descobertas durante a busca por petróleo na região.

O que fazer em Águas de São Pedro: pontos turísticos

Hoje, além do turismo hidromineral, a cidade possui uma das melhores qualidades de vida do país. Classificada como a segunda melhor cidade do Brasil para se morar, ela atrai curiosos durante todo o ano, especialmente nas épocas de alta temporada.

Então, baseado na minha experiência em Águas de São Pedro e na internet, vamos ao que se pode fazer em um lugar tão pequeno e tão fofo.

Como a cidade é bem pequena, achei que seria útil ter um mapa para ilustrar os pontos turísticos de Águas de São Pedro. Já que é quase redundante dizer que tudo fica no centro. Peguei o mapa no site da prefeitura!

cb331-mapa

Fonte: Prefeitura de Águas de São Pedro

1. Monumento das Águas

Um símbolo da cidade, ele fica localizado dentro da Praça Dr. Octávio de Moura Andrade, do lado do Hotel do SENAC e na outra “ponta” da avenida principal da cidade, tomando como referência o Portal da Cidade. É um espaço muito bem cuidado e bonito, com fontes que  ficam ligadas durante o período da noite.

Muito provavelmente você vai passar por lá todos os dias, então pode dar a sorte de pegar as fontes ligadas!

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

2. Balneário e SPA Thermal

Eles ficam bem atrás do Monumento das Águas e atraem quem busca tratamentos alternativos. O Fontanário, por exemplo, conta com acesso gratuito às águas de três fontes da cidade, duas com compostos de enxofre. Por sua vez, o SPA Thermal oferece banhos em águas sulfurosas, que são indicadas como parte do tratamento para diversas doenças. Essa atração já não é de graça: você vai ter que desembolsar R$ 20.

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

3. Parque Dr. Octávio de Moura Andrade

Se você já está se perguntando quem foi esse cara, eu te digo: o fundador da cidade. O Parque que leva seu nome é bem grande, e por isso, a quantidade de coisas pra se fazer também aumenta exponencialmente.

Primeiro, o Hotel e o Centro Universitário do SENAC ficam lá dentro. Além disso, temos espaços para a prática de Arborismo, Passeio a Cavalo e também Trenzinho. Sim, as crianças adora esse lugar. E minha irmã mandou avisar que também dá para andar de pônei.

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

4. Mini Horto

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Águas de São Pedro, ele está bem atrás da Igreja Matriz e na frente do Balneário e do SPA Thermal. Além de bem localizado, o Mini Horto é um dos espaços mais fofos da cidade. Com a natureza muito bem preservada, pequenas trilhas, um lago e a Casa de Santiago, é quase uma terapia caminhar por ali. Especialmente se não houver mais ninguém para compartilhar o lugar com você.

Ah! Há algumas casinhas de massagem pelo caminho.

Além disso, a Casa de Santiago atrai muitos curiosos por ser a única fora da Espanha. Ela é principalmente frequentada por aqueles que fazem o Caminho do Sol, uma jornada religiosa parecida com o Caminho de Santiago, cuja rota termina na Igreja Matriz.

Recomendo uma visita ao Mini Horto, é uma delícia conhecê-lo!

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

5. Igreja Matriz Imaculada Conceição

Acabamos de falar dela, não é mesmo? A Igreja Matriz Imaculada Conceição é conhecida por ser o final da rota do Caminho do Sol, como podemos ver na imagem. Tradicionalmente, todos que cumprem a jornada terminam se ajoelhando e rezando na frente da imagem do apóstolo Santiago.

Ela fica na frente do Mini Horto, na Praça da Matriz de Águas de São Pedro.

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

6. Represa das Palmeiras

A represa é uma parte da cidade que eu não conheci. Aliás, só fiquei sabendo dela ao fazer pesquisas para o post. Mas pelo visto, ela é famosa pelo incrível pôr-do-sol refletido em suas águas.

Também conhecida como Lago das Palmeiras, é bonita e mantem a beleza natural de suas margens. Mas pelo que os comentários puderam me informar, ela está de certa forma abandonada, precisando de atenção e alguma estrutura para os turistas.

A represa se localiza algumas quadras atrás do Mini Horto, junto da Fonte Almeida Salles, mais próxima da saída sentido Piracicaba.

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

7. Fonte Almeida Salles

Não poderia deixar de falar de uma fonte em um Estância Hidromineral, né. A Fonte Almeida Salles, localizada junto da Represa das Palmeiras, é aberta ao público de domingo a domingo, das 07h às 20h. A visitação custando um total de zero reais.

Também não visitei o espaço. Mas as fotos e os comentários deixaram claro que é um lugar bem bonito e preservado. E claro, o mais importante: as águas ali captadas são indicadas para o tratamento de azias, diabetes, cálculos renais, entre outros. Lembrando que qualquer tratamento deve ser discutido previamente com seus médicos.

Mais informações: site da Secretaria de Turismo de Águas de São Pedro

Links Úteis

Prefeitura de Águas de São Pedro