América do Sul,  Argentina,  Buenos Aires,  Hotéis,  Onde ficar?,  Viagem Internacional

Onde se hospedar em Buenos Aires: Apart Hotel San Diego

Nos hospedamos no Apart Hotel San Diego em Buenos Aires. Porém, antes de decidirmos por ele, passamos por algo que você também vai passar se quiser conhecer a capital argentina.

Isso porque abrir o Google para procurar opções de estadia em Buenos Aires é sinônimo de ler frases como “Buenos Aires é perigosa”. “A noite o centro fica deserto e ainda mais perigoso”. “Fuja da região do Caminito”. “Ficar em Palermo só para quem quer ficar afastado da cidade e pode pagar por isso”. “Luxo é em Puerto Madero”. “A Recoleta é muito chique e muito cara”. E de senso comum em senso comum, você se vê sem alternativas.

Mas calma. Buenos Aires, assim como qualquer metrópole que atrai grande número de turistas, oferece diversas opções de hospedagem por toda a cidade.

Escolhendo a hospedagem

Eu percebo por aí que a maioria das pessoas se enrola na hora de procurar hotéis por falta de direcionamento. É preciso saber, antes de começar a sua pesquisa, qual o tipo de viagem você deseja fazer. Ou seja, é turismo histórico? Descanso? Luxo? Ecoturismo?

E, a partir daí, abrir o mais detalhado mapa do destino e não ter preguiça de procurar! Por exemplo, você não vai de carro, nem pretende alugar um, e gosta de usar as opções de transporte público? Procure por hotéis próximos a estações de metrô. Quer descanso? Procure pelos bairros que não são turísticos. Vida noturna? É recomendável se hospedar com certa proximidade dos lugares que pretende visitar a noite.

Minha experiência

Quando já se sabe o que quer fazer e como se quer fazer, fica bem mais fácil de escolher o hotel. No meu caso, eu, minha mãe e minha irmã precisávamos de uma localização mais central. Nosso objetivo era turistar por Buenos Aires mesmo, sem descanso, ao mesmo tempo que necessitávamos de uma estação de metrô bem ao lado do hotel. Primeiro porque minha mãe não dirige, e segundo porque fazemos o tipo de turistas econômicas que preferem andar a pagar fortunas de táxi.

Logo depois da localização, o item mais importante era o preço. Apesar do peso ser uma moeda desvalorizada, nós gostamos de economizar todos os centavos possíveis quando o assunto é custo-benefício. Então nossa lista de exigências estava pronta. Localização central, próximo a estações de metrô e com preço cabível no bolso.

A princípio nossa primeira opção de bairro era o centro. Ali pertinho da Calle Florida e da Plaza de Mayo. Mas fomos para lá? Não. Por que? Durante nossas pesquisas, descobrimos que a América Latina tem muitos pontos em comum entre seus países, e um deles é a dinâmica dos centros de grandes cidades. No geral, eles são vibrantes, tumultuados durante o dia e desertos à noite. Bem como um tanto perigosos nesse período.

Sendo assim, a Recoleta era a nossa segunda opção de bairro. Estávamos encantadas pela beleza do local, mas muito tristes com o preço que pagaríamos por um bairro incrível. Então, se o preço não era acessível, como a gente foi parar lá? Simples: o Apart Hotel San Diego apareceu em nossas pesquisas no Booking e fez seis olhos brilharem ao mesmo tempo.

Apart Hotel San Diego

Localização central? Check! É perfeitamente possível caminhar da Recoleta até o centro turístico em um curto período de tempo.

Próximo a estações de metrô? Check! Afinal, a Callao, da linha B vermelha, era ali do lado.

Preço ok para o bolso? Check! Muito mais barato do que qualquer outro hotel que estava em nossa lista, e com outros benefícios que citarei logo logo.

Detalhes sobre a estrutura da hospedagem

O Apart Hotel San Diego fica na Rua Rodriguez Peña, uma travessa da Avenida Arenales e da Avenida Santa Fé – principal via da Recoleta, e em frente a dois restaurantes e um Carrefour. Ele não tem a melhor estrutura hoteleira do mundo, mas como seu nome diz, é um apart hotel. Você o encontra em uma entrada pequenina, com uma recepção estreita mas super bonitinha, uma equipe maravilhosa e, dali pra cima, as acomodações.

Hall do Apart Hotel San Diego em Buenos Aires

Saindo das escadas ou do elevador, eu encontrei o maior quarto de hotel que eu já entrei na minha vida. Isso porque as unidades contam com uma mini cozinha, equipada com microondas, frigobar, pia, utensílios de cozinha e uma mesa para quatro pessoas.

Mesa de jantar do apart para fazer refeições

Como um flat, o espaço é aberto. Mas um móvel divide o que seria a sala, com sofá-cama e mesinha de centro, do quarto, com uma cama gigantesca e TV.

Móvel da sala da unidade e parte do quarto

O aquecimento era ótimo e indispensável no inverno de Buenos Aires, quando 8ºC é luxo. Não temos nada a reclamar quanto à limpeza do quarto. O isolamento acústico era ótimo, e o WiFi também.

Sofá-cama do Apart Hotel San Diego em Buenos Aires

O banheiro, grande e com secador. A cozinha tinha todo o equipamento necessário para viajantes como nós, que às vezes jantam miojo pra economizar. E os funcionários eram muito simpáticos e prestativos. Em suma, dava vontade de ficar ali, na recepção, conversando com eles.

Banheiro do Apart Hotel San Diego em Buenos Aires

Café da manhã

O pacote inclui café da manhã, porém, ele não é servido no hotel. Mas em um café bem pertinho, o Rigoletto, que inclusive fica na mesma rua. As opções eram bem básicas: medialunas – a versão argentina dos croissants, que são uma delícia – , suco de laranja e café ou chocolate quente. Não enjoamos nem achamos pouco. Do contrário, adoramos, e era a mesma coisa que os locais que também tomavam café ali comiam.

Em síntese, sabe quando você fica apaixonado por um lugar e quer morar lá? Foi essa a nossa sensação com o Apart Hotel San Diego, que superou nossas expectativas e foi perfeito para que nossa viagem, de apenas quatro dias, desse certo.

Cristaleira do quarto

Serviço de transfer

Além disso, contratamos o serviço de transfer do apart tanto para sair do aeroporto quanto para chegar até ele. Na época (2014) saiu mais barato do que a média dos táxis.

Endereço e contato

Rodríguez Peña 1158, Recoleta, Buenos Aires, Argentina

+54 (11) 4814-0281

Links Úteis sobre o Apart Hotel San Diego

Site do Apart Hotel

Página no Booking

Página no TripAdvisor

Planejando sua viagem: descontos e links afiliados!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

Aluguel de carro: alugue seu carro com a Rent Cars e não pague IOF!

Internet na viagem: compre seu chip internacional com a Viaje Conectado