América do Sul,  Brasil,  Ilha Comprida,  Praias,  Roteiros,  São Paulo,  Sudeste,  Viagem Nacional

O que fazer em Ilha Comprida: roteiro de três dias nas praias da cidade

O Litoral Sul de São Paulo ainda não é tão conhecido e divulgado quanto o Litoral Norte e a Baixada Santista. Então, sempre que menciono a região, alguém me pergunta o que fazer em Ilha Comprida, Iguape e arredores. Se você também não conhece muito bem as cidades, esse post vai te ajudar com uma delas: Ilha Comprida!

Conheci a cidade em 2016 e me apaixonei completamente. São quilômetros de praias intocadas, natureza a perder de vista, calma e uma tranquilidade que eu não sentia há muito tempo. Por isso, se visitar Ilha Comprida está nos seus planos, tenho uma sugestão de roteiro aqui!

Leia também: Ilha Comprida: tudo sobre a cidade do Litoral Sul de São Paulo

O que fazer em Ilha Comprida

Dia 1: Praias do Norte, Dunas do Araçá e Boqueirão Norte

Comece sua viagem pelas praias do norte da Ilha. A região tem uma atmosfera bem bucólica, com praias vazias, dunas e casas engolidas pelo mar. Sim, você leu certo. Com o avanço do oceano, muitas casas desapareceram entre as ondas, e se a maré estiver baixa, é possível ver seus telhados no meio do mar.

Além disso, a área é bem rústica e nem todas as praias contam com muita estrutura para turistas. Contudo, você pode encontrar alguns quiosques e bares em determinadas praias – mas recomendo levar alguns suprimentos para garantir.

Praia do Araçá em Ilha Comprida

Praia do Araçá

Quais praias conhecer?
  • Praia do Araçá – sem estrutura
  • Ponta da Praia – pouca estrutura
  • Praia Mar Azul – pouca estrutura
  • A Praia Meu Recanto – boa estrutura
  • Praia de Icaraí – boa estrutura
  • Boqueirão Norte/Praia do Encanto – boa estrutura

Leia também: Ponta da Praia em Ilha Comprida e outras praias desertas para conhecer

O que mais fazer?

Depois que conhecer algumas das praias, você pode visitar as Dunas do Araçá. Elas ficam a cerca de sete quilômetros do centro, e é bem fácil identificá-las a partir da Avenida principal. Chegando lá, você pode explorar as montanhas de areia andando, sempre com cuidado para manter a preservação do local.

Além disso, uma dica: no topo de algumas dunas você consegue ver o oceano de um lado e o Mar Pequeno de Outro. Assim também, você pode encontrar corujas buraqueiras e seus filhotinhos na areia – mas não chegue muito perto ou mexa com elas, ok?

O que eu recomendo?

Minhas recomendações são conhecer a Ponta da Praia e a Praia do Araçá antes de partir para as Dunas do Araçá, que ficam ali pertinho. Eu passaria a manhã na Ponta da Praia, depois partiria para as Dunas e passaria mais um tempinho na Praia do Araçá. Para finalizar o dia, iria para a Praia do Encanto para ver o pôr do Sol antes de escolher um lugar para jantar.

Por do Sol na Praia do Encanto

Por fim, uma boa pedida é comer comida japonesa no Restaurante Fago. Ou pegar algum lanche mais rápido na Panificadora Cajara. 

Como chegar?

Partindo do centro da Ilha, basta dirigir pela Avenida Beira-Mar sentido norte. De ônibus, pegue a linha Ponta da Praia na Rodoviária. Para isso, o site da prefeitura da cidade possui uma tabela atualizada com os horários, caso queira consultar.

Dia 2: Vila de Pedrinhas, Dunas de Juruvaúva e Praias do Sul

Continuando no segundo dia, inicie a manhã com uma caminhada pelas praias mais centrais, como a Praia do Encanto e a Praia de Icaraí, antes de pegar o carro até a Vila de Pedrinhas. A vila caiçara fica ao sul de Ilha Comprida, nas margens do Mar Pequeno, e é um passeio incrível para conhecer mais da cultura e biodiversidade local.

Vila de Pedrinhas, um dos lugares para visitar em O que Fazer em Ilha Comprida

Vila de Pedrinhas

Primeiramente você entra em contato com a rotina de quem está distante do centro, encontra uma ótima estrutura para turistas e pode aproveitar para almoçar frutos do mar. Além disso, a Vila de Pedrinhas te permite admirar as montanhas, andar sobre manguezais, ver pássaros a perder de vista e também fazer algumas trilhas! Tem mais detalhes em outro post aqui do blog, já leu?

Logo depois de explorar um pouco da vila de pescadores, que tal conhecer mais dunas? Isso porque Ilha Comprida tem, além das Dunas do Araçá, as Dunas de Juruvaúva, que estão próximas da Vila de Pedrinhas. Por perto, também vale conhecer as praias da região sul da cidade. Elas são completamente desertas, cercadas pela natureza e limpas. Portanto, considere visitar pelo menos uma delas.

Praia Ubatuba em Ilha Comprida

Praia Ubatuba

Quais praias conhecer?
  • Praia da Boa Vista
  • A Praia do Papagaio
  • Praia Costa Linda
  • A Praia de Juruvaúva
  • Praia Costa do Sol
  • A Praia de Pedrinhas
  • Praia Ubatuba
  • E Praia de Ponta Grossa

A partir da Praia de Pedrinhas para o norte, o acesso é simples. Contudo, no sentido sul, o acesso fica mais complicado.

Praia de Pedrinhas

Como chegar?

A partir do centro da cidade, pegue a Avenida Beira-Mar sentido sul até o seu fim. Em seguida, continue na Estrada de Pedrinhas e depois entre à direita na Rua da Praia. Assim você estará na Vila de Pedrinhas. Para continuar até as Dunas de Juruvaúva, faça o caminho contrário e siga de carro pela areia mesmo. Mas cuidado: sempre se informe sobre o nível da maré antes de fazer esse passeio, para evitar perrengues e problemas mais sérios.

Dia 3: Passeio de catamarã pelo Mar Pequeno

Mar Pequeno em Ilha Comprida

Enfim, chegamos ao último dia de viagem. Para ele, recomendo um passeio um pouco mais elaborado, como safáris de UTVs, trilhas, passeios de bicicleta ou de catamarã! Este último passa pelo Mar Pequeno e tem três possibilidades diferentes de trajetos:

  1. O primeiro é o da Ponta Norte.
  2. O segundo, da Ponta Sul.
  3. E finalmente, o terceiro, o Marujá, que visita a Ilha do Cardoso.

O Catamarã Maratayama percorre 200km dentro dos ecossistemas do Lagamar, onde é possível ver golfinhos!

Leia também: Tudo sobre o Mar Pequeno em Ilha Comprida

Como chegar?

Finalizando, o tour sai da Marina Barrera/Valverde, na Rua Tijuana, 2455 e é organizado pela própria prefeitura. Não há valores disponíveis para consulta online.

Links úteis

Prefeitura de Ilha Comprida

Planejando a sua viagem: descontos!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *