América do Sul,  Chile,  Parques,  Santiago,  Viagem Internacional

17 Parques em Santiago para você colocar no seu roteiro

Parques em Santiago são lugares que não faltam! A capital do Chile possui dezenas de áreas arborizadas, muito bem cuidadas e com atrativos, que você pode conhecer na sua viagem.

Os parques em Santiago estão espalhados pela metrópole, mas a maioria fica bem pertinho das áreas turísticas. Ou seja, você pode combinar passeios mais históricos e culturais com uma passadinha num parque. Afinal, todo mundo quer descansar um pouquinho depois de um dia de andanças turísticas.

Então, vamos à lista!

Parques em Santiago

1. Parque Quinta Normal

Um dos parques em Santiago é o Quinta Normal

Meu parque favorito de Santiago é o Quinta Normal. Ele fica no bairro de mesmo nome e concentra vários museus incríveis pra você conhecer. Eu tenho um post inteirinho sobre ele aqui no blog, mas vou resumir as principais atrações dele para vocês.

Com seus 35 hectares, ele foi inaugurado em 1841 como uma grande estufa para cultivar espécies vegetais de todas as partes do mundo. Inclusive, o parque possui o Jardim Botânico mais antigo da América Latina, junto de Buenos Aires.

Os atrativos do Parque podem ser divididos em quatro categorias. Museus, lago, espaços verdes e atividades. Os museus são a grande atração do local – e também o motivo pelo qual eu fui parar lá ano passado. Eles são: Museu Nacional de História Naturalsobre o qual também tem um post mega completo aqui no blog, Museu Ferroviário de Santiago, Museu de Ciência e Tecnologia, Museu de Arte Contemporânea e Corporação Cultural Balmaceda.

Para além dos passeios culturais, no parque você também pode andar de pedalinho no lago, ficar sem fazer nada ou fazer um piquenique nos jardins, levar as crianças ao parquinho, visitar uma estufa e usar as quadras e as piscinas (verificar condições anteriormente).

Endereço: Avenida Matucana 520 – Barrio Quinta Normal (estação Quinta Normal).
Funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 20h.
Entrada gratuita
Mais informações

2. Parque de la Familia

Às margens do Rio Mapocho e perto do centro de Santiago, o Parque de la Familia é novinho: foi inaugurado em 2015. Ele é o único parque fluvial do país e conta com uma série de atrações. Lá tem um lago, vários brinquedos para crianças, quadras de futebol, espaços para caminhar e andar de bicicleta.

Além disso, é lá que acontece a Festa de Luzes da China, também conhecida como Fesiluz.

Endereço: Costanera Sur Poniente, 3201 – Barrio Quinta Normal (estação Quinta Normal + andar/ônibus sentido Norte).
Funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 20h.
Entrada gratuita
Mais informações

3. Parque de los Reyes

Do lado do Parque de la Familia fica outro parque em Santiago: o Parque de los Reyes. Lá você encontra um anfiteatro, uma lagoa artificial, áreas de descanso, o primeiro skate park do Chile e várias atrações para crianças.

Endereço: Costanera Sur Poniente, 3201 – Barrio Quinta Normal (estação Santa Ana + andar/ônibus sentido Oeste).
Funcionamento: aberto 24h.
Entrada gratuita
Mais informações

4. Parque O’Higgins

Imaginem um parque gigantesco. Este é o Parque O’Higgins. Pra vocês terem uma ideia, a versão chilena do Lollapalooza acontece lá. Seus espaços são:

  • Pueblito del Parque O’Higgins: com feira de artesanato, aquário, brinquedos para as crianças e até dois museus.
  • Movistar Arena e Teatro La Cúpula: para eventos.
  • Fantasilandia: um parque de diversões
  • Cúpula Multiespacio: um centro cultural.
  • Parque O’Higgins Jardín Chino: um parque chinês.
  • Lagoa com pedalinho e piscina municipal.
  • Praças e espaços de descanso e piquenique, como a Plaza Jardin Tíbet.
  • Rinque de patinação, skate park e academia.
  • Museo Paleontológico de Chile.
  • Quadras poliesportivas.
  • Áreas para crianças.
  • Restaurantes e outras opções de alimentação.

Endereço: Gral Rondizzoni, 473 – Barrio República (estações Parque O’Higgins e Rondizzoni).
Funcionamento: de segunda a sexta, das 09h às 16h. Aos fins de semana, das 09h às 17h. Algumas atrações podem ter horários diferentes.
Entrada gratuita para o parque. Outras atrações podem cobrar pelo ingresso.
Mais informações

5. Parque Forestal

Gosto de comparar o Parque Forestal de Santiago ao Paseo de Recoletos, em Madrid. Incrustado entre duas grandes vias do centro de Santiago, esse parque é quase um grande canteiro chique. Com muitas árvores, bancos para descansar e gramados, que costumam ser tomados por cachorros.

É uma delícia caminhar por ali, principalmente no fim de tarde, quando você consegue ver o sol se pondo de um lado, e a sua luz refletindo na Cordilheira no outro extremo. Apesar disso, ele não é exatamente um parque para você abrir uma cesta de piquenine ou praticar algum esporte. Ele é um parque de passagem. Daqueles lugares que fazem seu trajeto ficar mil vezes melhor.

Endereço: Parque Forestal – Centro (estações Baquedano, Bellas Artes e Puente Cal y Canto).
Funcionamento: aberto 24 horas.
Entrada gratuita
Mais informações

6. Parque Cerro Santa Lucia

Ele está na lista de pontos turísticos mais conhecidos de Santiago, né? Em 1540 o Cerro Santa Lucia começou a ser usado como estratégia de defesa da região. Porém, em 1872 ele passou por uma grande reforma e se tornou um atrativo da cidade.

Hoje ele conta com vários espaços legais, como o Castelo Hidalgo, o Jardim Japonês, a Terraza Neptuno e a Terraza Cupolicán. Além disso, uma imensidão de árvores rodeia o local, intercaladas com vários pontos históricos, que rementem ao período colonial do Chile.

Endereço: Cerro Santa Lucia – Barrio Lastarria (estações Santa Lucia e Universidad Católica).
Funcionamento
: De segunda a sexta, das 10h às 16h.
Entrada gratuita
Mais informações

7. Parque San Borja

Parque pequeno e tranquilo para aproveitar com crianças. Ele fica na frente da Iglesia San Francisco de Borja, que é linda!

Endereço: Jaime Eyzaguirre , 5 – Centro (estação Universidad Católica).
Funcionamento: aberto todos os dias, das 07h às 20h.
Entrada gratuita
Mais informações

8. Parque Bustamante

Imagina um parque bem comprido, cheio de coisas para fazer. Imaginou? Esse é o Parque Bustamante. Que fica beeeem na divisa de Providencia com Lastarria. Um dos mais legais parques em Santiago, ele tem algumas atrações fixas são o antifeatro, o Café Literário Municipal, skatepark e um parquinho para crianças. Além disso, o local também abriga atrações temporárias! É o caso da pista de patinação no gelo, que se instala durante o inverno

Endereço: Parque Bustamante – Providencia (estações Baquedano e Bustamante).
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 21h.
Entrada gratuita
Mais informações

9. Parque Balmaceda

Muito parecido com o Parque Forestal, o Parque Balmaceda percorre a margem do Rio Mapocho até a Plaza Balmaceda, onde vira o próprio Parque Forestal. Bem arborizado, com pistas para caminhadas e andar de bicicleta, ele também conta com extensos gramados e bancos. Além disso, por lá você encontra o Café Literário, um café biblioteca.

É um ótimo lugar para descansar ou uma alternativa para caminhar em suas andanças por Santiago. Eu, por exemplo, preferi andar pelo parque no meu primeiro dia na cidade, enquanto fazia o trajeto Providencia > Centro. Foi uma delícia!

Endereço: Parque Balmaceda – Providencia (estações Baquedano e Salvador).
Funcionamento: aberto 24 horas.
Entrada gratuita
Mais informações

10. Parque Metropolitano de Santiago

Um dos mais famosos parques em Santiago com certeza é o Cerro San Cristóban, que na realidade, fica dentro do Parque Metropolitano de Santiago. Ele é imenso, conta com uma série de atrações e, se você quiser, pode até ser um programa de dia inteiro.

O parque figura como a maior área verde de Santiago, com 700 hectares de extensão e o quarto maior parque urbano do mundo! Além de estar na Providencia, ele também ocupa parte das comunas de Huechuraba, Recoleta e Vitacura, com dezenas de opções culturais, de recreação, educação ambiental e esportivas.

Algumas delas são o Zoológico Nacional, o Bosque Santiago (com atrações como anfiteatro, viveiro e exibições da fauna chilena), um Jardim Japonês, o Cerro San Cristóban em si, muitos mirantes para ter vistas incríveis de Santiago e mais. Ah, eu não poderia deixar de mencionar o teleférico e o funicular, que são duas das atrações mais procuradas.

Endereço: para quem está na Providencia, os três principais acessos são os portões:

  • 1 Pío Nono (Pío Nono 450, Recoleta – estação Baquedano).
  • 2 Carlos Reid (Av. Santa María – estação Manuel Montt).
  • 3 De Valdivia Norte (Pedro de Valdivia Norte – estação Pedro de Valdivia).

Funcionamento: todos os dias, das 08h30 às 19h. É importante notar que os horários do funicular, teleférico, ônibus e atrações dentro do parque podem ter horários de funcionamento diferentes.
Ingressos: a entrada é gratuita, contudo, tudo depende de como você vai fazer isso. Entrar a pé ou de bicicleta é gratuito. Mas você precisa pagar para usar o teleférico, funicular, ônibus ou entrar de carro. Da mesma forma, várias atrações lá dentro são pagas.
Mais informações

Leia também: O que fazer na Providencia, em Santiago: museus, restaurantes, parques e mais

11. Parque Uruguay

Santiago gosta de parques contínuos, sabe? Assim que a Plaza a la Aviación termina, começa o Parque Uruguay. E ele percorre a margem do Rio Mapocho até o Costanera Center.

Endereço: Parque Uruguay – Providencia (estação Pedro de Valdivia).
Funcionamento: aberto 24 horas.
Entrada gratuita
Mais informações

12. Parque de las Esculturas

Museu ou parque. Parque ou museu. Na verdade, museu e parque. Esse espaço ao ar livre fica ao lado do Parque República del Equador e exibe uma série de esculturas de grandes artistas chilenos. É um lugar bem gostoso para conhecer, principalmente com crianças.

Endereço: Santa María, 2205 – Providencia (estação Los Leones).
Funcionamento: todos os dias, das 08h às 20h45.
Entrada gratuita
Mais informações

13. Parque Ines de Suárez

Ele é um dos parques mais ecléticos e bem equipados da Providencia. Com grandes gramados, fileiras de palmeiras, áreas de alimentação, fontes, monumentos, brinquedos para crianças e uma programação esportiva e cultural muito ativa. Sabe aquele parque onde sempre tá rolando alguma coisa? Então, em Santiago esse é o Parque Ines de Suárez.

Endereço: Antonio Varas, 1510 – Providencia (estação Ines de Suárez).
Funcionamento: de segunda, das 08h às 18h. De terças a domingos, das 08h às 22h.
Entrada gratuita
Mais informações

14. Parque Botánico De Ñuñoa

Um pouco menor que os outros, esse parque é na verdade um tipo de jardim botânico. Ele foi projeto para ser um espaço de tranquilidade e aprendizado para a vizinhança, com 25 diferentes espécies de árvores em seus limites. Além disso, parques para crianças também estão por ali.

Endereço: Av. Echeñique, 4233 – Ñuñoa (estação Simon Bolívar + andar).
Funcionamento: todos os dias, das 08h30 às 21h.
Entrada gratuita
Mais informações

15. Parque Bicentenario

Se você já pensou em viajar para Santiago, provavelmente já ouviu falar do Parque Bicentenario. Ele fica no bairro nobre de Vitacura, tem 230.000 m² de áreas verdes e muitas atividades. De espaços para descansar e fazer caminhadas a brinquedos para crianças, com academias ao ar livre, lagos artificiais e muitas espécies de fauna e flora para observar.

Ah, você também encontra opções de alimentação dentro do parque. E uma das mais conhecidas é o sofisticado Mestizo.

Endereço: Bicentenario, 3236, – Vitacura (estações Tobalaba ou El Golf + andar).
Funcionamento: aberto 24h.
Entrada gratuita
Mais informações

16. Parque Araucano

Um dos principais parques em Santiago, o Araucano é muito focado em crianças, mas não apenas nelas. São 22 hectares com jardins, espaços artísticos e culturais, quadras poliesportivas, skate park, uma igreja e até uma pista de patinação durante o inverno.

Além disso, um grande ponto de atenção é seu complexo central de alimentação, com centro de eventos e dois espaços ótimos para as crianças. O KidZania e o Selva Viva.

Endereço: Pdte. Riesco, 5877 – Las Condes (estação Manquehue).
Funcionamento: segunda a sexta, das 06h30 às 20h.
Entrada gratuita. Algumas atrações podem cobrar pelo ingresso.
Mais informações

17. Parque Juan Pablo II

O último da lista de parques em Santiago é o Parque Juan Pablo II. Ele é super tranquilo, também tem atividades para crianças e até uma escultura gigante (de hera) do Papa João Paulo II. Esse parque fica do ladinho do Parque Araucano.

Endereço: Cerro Colorado, 6130 – Las Condes (estação Manquehue + andar).
Funcionamento: terça a domingo, das 07h às 20h.
Entrada gratuita
Mais informações

Planejando a sua viagem: descontos!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *