América do Sul,  Chile,  Museus,  Parques,  Passeios Culturais,  Passeios Ecológicos,  Pontos Turísticos,  Santiago

Parque Quinta Normal em Santiago: onde fica, como chegar, o que fazer e mais

Santiago possui uma série de parques urbanos, e um dos mais conhecidos é o Parque Quinta Normal. Ele fica na região da Quinta Normal, no bairro Yungay, e atrai muitos turistas por conta de seus museus – em especial, o Museu Nacional de História Natural do Chile.

Neste post você vai encontrar: a localização do Parque Quinta Normal, como chegar até lá, a história do parque, o que fazer, uma sugestão de roteiro pela região e links úteis.

Parque Quinta Normal

Onde fica? E como chegar?

O parque está localizado na região oeste de Santiago, do lado do bairro de Yungay. Apesar de não parecer, ele fica bem próximo do centro histórico da capital do Chile, a mais ou menos meia hora de caminhada do Palacio de La Moneda.

Chegar até o parque é super fácil. Você pode caminhar a partir do centro, o que já te rende um ótimo passeio pelas ruas do bairro Yungay, mas também pode ir de metrô, ônibus ou carro! Para o metrô, basta descer na estação Quinta Normal, da Linha 5 – Verde: você sairá literalmente dentro do parque.

Além disso, se você quiser usar os ônibus de Santiago, prepare-se para uma infinidade de linhas que te deixam na frente do parque. Dito isso, algumas das linhas são:

Sentido Norte

  • B26 e B28, 507, 508, 513, 514 e 109 (PA7 – Parada 1 da Avenida Matucana)
  • B26, 406, 422 e 426 (PA8 – Parada 2 da Avenida Matucana)
  • J01, J02, J05, J16 e J19 (PA547 – Parada 3 da Avenida Matucana)

Sentido Sul

  • B26 e B28, J05 e J16, 109, 406, 422, 426, 505, 507, 508 e 513 (PA1 – Parada 6 da Avenida Matucana)
  • 221e e J19 (PA191 – Parada 4 da Avenida Matucana)
  • B26, I17, J16 e J19, 109, 406, 422, 426, 507, 513 e 514 (PA599 – Parada 4 da Avenida Matucana)

De carro, tudo vai depender do seu ponto de partida. Mas saiba que há estacionamentos no local – eles não são gratuitos, mas possuem preços amigáveis.

História do Parque

Enfim, agora que você já sabe como chegar, que tal conhecer um pouco mais da história do Parque Quinta Normal? Com seus 35 hectares, ele foi inaugurado em 1841 como uma grande estufa para cultivar espécies vegetais de todas as partes do mundo. Inclusive, o parque possui o Jardim Botânico mais antigo da América Latina, junto de Buenos Aires.

Inspirado no Bois de Boulogne de Paris, ele tem sido palco de uma série de diferentes atividades ao longo das décadas. Se o parque foi aberto com o objetivo científico de cultivar espécies, lá pro começo do século XX ele se transformou em um ponto de encontro de intelectuais, políticos, aristocratas e burgueses, até que o tempo diversificou os atrativos e o público do espaço.

 

Enfim, hoje em dia ele é considerado o maior e melhor parque urbano do Chile, e isso também se deve a uma série de instalações recreativas e culturais instaladas no Parque Quinta Normal com o passar dos anos. E chegou a hora de falar um pouco mais delas, afinal, é isso que você quer saber, né?

O que fazer?

Os atrativos do Parque podem ser divididos em quatro categorias: museus, lago, espaços verdes e atividades.

Museus do Parque Quinta Normal

Eles são a grande atração do local – e também o motivo pelo qual eu fui parar lá ano passado. Eles são: Museu Nacional de História Natural, sobre o qual tem um post mega completo aqui no blog, Museu Ferroviário de Santiago, Museu de Ciência e Tecnologia, Museu de Arte Contemporânea e Corporação Cultural Balmaceda.

Fachada do Museu Nacional de História Natural, no Parque Quinta Normal em Santiago

Fachada do Museu Nacional de História Natural do Chile

 

De todos os museus da lista, o Museu de Ciência e Tecnologia e o Museu Ferroviário de Santiago cobram pela entrada (1.000 CLP cada).

Lago, espaços verdes e atividades

Para além dos passeios culturais, no parque você também pode andar de pedalinho no lago, ficar sem fazer nada ou fazer um piquenique nos jardins, levar as crianças ao parquinho, visitar uma estufa e usar as quadras e as piscinas (verificar condições anteriormente).

Cachorro no Parque Quinta Normal, ao fundo, crianças em excursão escolar

Sugestão de roteiro pela região

Enfim, quer conhecer o Parque Quinta Normal? Então pode ser uma boa ideia combinar o passeio com outros lugares da região. Meu destaque vai para o Museu da Memória e dos Direitos Humanos. Que não fica no parque, mas bem na frente dele. Ele é extremamente necessário, e eu recomendo muito a visita.

Mas o passeio pela região não precisa parar por aí. Como boa viciada em caminhadas que sou, principalmente quando viajo, decidi andar desde o Parque até a região do Centro Histórico de Santiago. O resultado? Descobri dois bairros incríveis. Que nunca tinha aparecido nas minhas pesquisas!

São os bairros Yungay e Brasil. Eles ficam entre o parque Quinta Normal e o Centro Histórico, e são maravilhosos! Comecei andando despretenciosamente. Até que casas lindas e coloridas e grafites e palmeiras e parques invadiram minha vista. Eu fiquei tão encantada com a região, que decidi me enfiar em ruas paralelas. E isso atrasou todo meu cronograma para aquele dia, mas sinceramente? Eu nem me importei.

Enfim, minha parte favorita de viajar é essa. Saber que mesmo com o mínimo esforço, eu vou fazer descobertas incríveis.

Bom, a região estava bem vazia e eu era praticamente a única andando pelas ruas. E a gente já sabe. Locais com pouco movimento passam a ideia de violência iminente. Além disso, muitas casas pareciam abandonadas e pouco preservadas. Mas eu passei por alguma situação que me fizesse acreditar nisso? Não.

Só que esse senso de preservação me obrigou a deixar o celular e a câmera dentro da bolsa, então não tenho fotos da região. O que é uma verdadeira pena. Porque tanta arte e arquitetura histórica mereciam alguns registros.

Links úteis: Parque Quinta Normal

Endereço: Avenida Matucana 520
Funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 20h
Site oficial
Entrada gratuita