Roteiro 5 dias Atacama sozinha: que passeios escolher e tática infalível!
Fazer uma viagem sozinha para o Deserto do Atacama foi uma das melhores experiências da minha vida. Passei cinco dias incríveis com paisagens de outro mundo, muita cultura, história e ciência. Definitivamente, viajar solo para esse cantinho chileno vale a pena. Porém, se você está planejando a sua viagem, deve estar se perguntando como organizar um roteiro 5 dias Atacama sozinha.
Afinal de contas, além dos passeios clássicos, que estampam os cartões postais do norte do Chile, a região oferece dezenas de tour super interessantes aos turistas.
Com 5 dias completos, você consegue fazer todos os passeios tradicionais e ainda encaixar alguns diferentes, um ou outro período de descanso, e até um rolê mais completo pelo Centro de San Pedro de Atacama. O segredo para isso é jogar com a altitude a seu favor, sabia?
Leia também: Hostal Sonchek: hospedagem em San Pedro de Atacama para mulheres sozinhas
Por que tomar cuidado com a altitude no roteiro Atacama sozinha?

Geysers el Tatio, na alta altitude
Por mais que o Deserto do Atacama não seja o lugar com as maiores altitudes do mundo, nós, brasileiras, podemos sentir o impacto em alguns passeios. Afinal de contas, eles podem chegar a até quase 6.000 metros de altitude! Nessas circunstâncias, podemos sentir os sintomas do soroche, ou mal de altitude.
Ele pode acontecer a partir de 2.500 metros, e é caracterizado pela baixa oxigenação sanguínea. Ela pode causar dores de cabeça, mal estar, vômitos, tontura, insônia e até mesmo questões mais graves. Mas que não vão acontecer com você, que vai montar um roteiro bonitinho e terá o suporte de uma boa agência, certo? Sem loucuras por aqui.
Contudo, a excelente notícia é que a cidade base, San Pedro de Atacama, fica a 2.400 metros. O que é bastante razoável e não deve impactar o seu corpo. Então, você consegue ir se adaptando aos poucos, principalmente porque há grandes diferenças entre cada um dos tours sozinha no Atacama.
E é exatamente aqui que mora o “segredo” para o sucesso. Ou seja, a fórmula para diminuir as suas chances de passar mal com a atitude e ter o famoso soroche.
Eu, por exemplo, só passei mal em um dos dias, nos Geyers el Tatio. Saí muito cedo, sem nada no estômago, e isso, uma cólica pesada e a altitude fizeram minha pressão cair, mas não foi nada demais.
Não se esqueça do Seguro Viagem!
Todavia, independente dos seus esforços para não passar mal, nós não podemos dar bobeira. Embarcar com Seguro Viagem é indispensável para qualquer pessoa, viajando sozinha ou não, e até mesmo obrigatório em alguns países. Porém, ao viajar sozinha, a gente tem que se precaver ainda mais.
Já pensou passar mal ou ficar doente em outro país, sozinha, e não ter suporte nenhum? Além de ser perigoso, isso pode te fazer perder muitos dinheiros, sabia? Então, não corra esse risco.
Antes da viagem sozinha para o Atacama, ative o seu seguro. Pode ser o do cartão de crédito, o do plano de saúde ou um novo. O importante é estar ciente da apólice e garantir que ele está ativo.
Aliás, você tem 5% de desconto para seguros da Seguros Promo com o cupom CAMILLECARBONI5!
Monte o roteiro 5 dias Atacama sozinha com base na altitude

Laguna Cejar, na baixa altitude
Enfim, para montar seu roteiro sozinha para o Atacama, você precisa trabalhar de forma progressiva com a altitude. Para se aclimatar da melhor maneira possível, você vai começar com os passeios de baixa altitude, e aos poucos fazer os tours de alta altitude.
Assim, o seu corpo terá tempo para se acostumar, junto de outros bons hábitos para evitar o soroche, como:
- Dormir bem;
- Beber bastante água;
- Evitar carnes vermelhas;
- Tentar não ingerir bebidas alcóolicas, o que também pode ser uma medida de segurança para mulheres sozinhas;
- Não fazer atividades físicas intensas nos primeiros dias;
- Andar calmamente na altitude.
Sendo assim, o ideal para a sua viagem sozinha no Deserto do Atacama é começar com passeios na baixa altitude, e encaixar os de média e alta altitude nos dias seguintes.
Considerando em um roteiro de 5 dias, você pode reservar os dois primeiros dias para tours mais tranquilos, pensando no seguinte esquema:
Dia 1 – Baixa altitude
Considerando também que, no dia zero, você começou a se aclimatar em San Pedro de Atacama, mesmo.
Dia 2 – Baixa ou média altitude
Aqui, você também pode começar a mesclar, com um passeio de baixa altitude pela manhã, e outro de média no período da tarde.
Dia 3 – Média ou alta altitude
No terceiro dia, o seu corpo já estará mais acostumado. Você pode, inclusive, já passar o dia todo em um tour de alta altitude.
Dia 4 – Alta altitude
Em seguida, pensando que vários passeios de alta altitude são de dia inteiro, aqui você pode tentar encaixar um de alta com um de média ou baixa, para balancear o roteiro.
Dia 5 – Alta altitude
Finalize em grande estilo com um passeio de dia inteiro na alta altitude!
Qual é a altitude dos passeios pro roteiro sozinha no Atacama?

Valle del Arcoiris, na média altitude
Tudo bem, você deve estar pensando. Eu já sei que preciso colocar os passeios de baixa altitude antes dos tours de alta altitude. Mas como eu vou saber que passeios são esses?
Bom, abaixo você vai encontrar uma lista com os principais passeios do Atacama, sua altitude, se ela é baixa, média ou alta, e a duração do passeio. Isso é importante porque, ao viajar solo para o Atamaca, você poderá fazer mais de um passeio por dia.
Então, na hora de montar o roteiro, você terá que fazer esse “quebra-cabeça”.
Baixa altitude
- Lagunas Escondidas de Baltinache: 2.400m (meio dia)
- Salar do Atacama: 2.400m (meio dia)
- Valle de la Luna: 2.500m (meio dia)
- Valle de la Muerte: 2.500m (meio dia)
- Laguna Cejar e Tebinchique: 2.500m (meio dia)
- Tour Astronômico: 2.500m (noite)
- Passeios culturais e gastronômicos (meio dia ou dia inteiro)
- Passeios de bicicleta (meio dia)
Média altitude
- Valle del Arcoiris: 3.500m (meio dia)
- Termas de Puritama: 3.500m (meio dia)
- Passeios de trekking (meio dia)
Alta altitude
- Lagunas Altiplanicas: 4.200m (dia inteiro)
- Cerro Quimal: 4.278m (dia inteiro)
- Rota dos Salares: 4.500m (dia inteiro)
- Laguna Lejía: 4.500m (dia inteiro)
- Geysers el Tatio: 4.500m (meio dia)
- Cerro Jorquencal: 4.950m (dia inteiro)
- Cerro Toco: 5.600m (dia inteiro)
- Láscar: 5.600m (dia inteiro)
Roteiro 5 dias Atacama sozinha
Finalmente, vamos ao roteiro 5 dias Atacama sozinha com base no que eu considero ideal. É claro, você poderá modificar da maneira que quiser, colocando os passeios que quiser.
Além disso, se você seguir a minha recomendação de contratar uma BOA agência antes de viajar, a própria agência organizará os passeios da melhor forma possível. Considerando a altitude e a melhor forma de te aclimatar.
Dia 1 – Valle de la Luna + Lagunas Cejar e Tebinchique
Aqui, a ideia é começar com dois passeios de baixa altitude, para iniciar a aclimatação, com paisagens de outro mundo e lagoas salgadas para flutuar no meio do deserto.

Valle de la Luna
Dia 2 – Lagunas Escondidas de Baltinache + Valle de la Muerte ou Valle del Arcoíris + Tour Astronômico
No segundo dia, comece com as águas cristalinas das Lagunas Escondidas de Baltinache, emende com um dos vales e finalize, se possível, com o Tour Astronômico.

Valle del Arcoiris
É importante lembrar que a melhor data para o passeio de observação das estrelas será a de melhor visibilidade. Ou seja, de preferência, em fase de Lua Nova. Você também pode fazer na Lua Minguante e na Lua Crescente.

Tour Astronômico
Porém, na Lua Cheia, não tem como, só se você fizer um tour específico de observação lunar.
Dia 3 – Lagunas Altiplanicas
No terceiro dia, você passará o dia todo na alta altitude, com as Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas.

Mirante de Piedras Rohas no passeio das Lagunas Altiplanicas
Dia 4 – Geysers el Tatio + Termas de Puritama
Para o quarto dia, uma boa pedida é emendar os Geysers el Tatio, em que você visita essa maravilha da natureza no nascer do Sol, com as Termas de Puritama. Como elas estão em uma altitude média, você poderá relaxar em uma altitude mais baixa.

Geysers el Tatio
Dia 5 – Rota dos Salares
Finalizando a viagem sozinha para o Atacama, você passará um dia inteiro vendo algumas das paisagens mais lindas que meus olhos já tiveram a oportunidade de fitar. Um dos meus passeios favoritos, inclusive.

Agora que você já tem todas as informações para montar seu roteiro 5 dias Atacama sozinha, incluindo uma sugestão de passeios, basta contratar a sua agência e embarcar!
Pessoalmente, eu recomendo a Araya Atacama, com quem fiz meus passeios, e não estou recebendo nada para fazer essa indicação (e também paguei por tudo).
Garanta 5% de desconto em seguro viagem na SEGUROS PROMO com o cupom CAMILLEPELOMUNDO
Compre seu chip internacional com 20% de desconto com a SIMPREMIUM
Reserve sua hospedagem no BOOKING
Economize ao contratar o cartão WISE com o meu link
Compre suas malas com 5% de desconto no PORTAL DAS MALAS com o cupom CAMILLEPELOMUNDO


