Espanha,  Europa,  Madrid,  Salamanca,  Segóvia,  Viagem de Trem

Tudo sobre andar nos trens Renfe pela Espanha | Madrid, Salamanca e Segóvia

A Espanha é um país pequeno. Com 500 km², é fácil viajar por todas as suas regiões com a operadora de trens Renfe, cuja malha ferroviária cobre o país e conecta diversas cidades, das maiores às menores.

O primeiro passo é montar o seu roteiro de viagem e ver o que vale mais a pena. Ainda é possível viajar de avião e de trem entre as cidades, então use a internet ao seu favor e descubra o que fica mais em conta ou funciona melhor para você. O site Go Euro é perfeito para isso: ele compara todos os serviços de transporte disponíveis.

Se escolher os trens, agora você deve ter uma conta no PayPal. Isso porque o site da Renfe é bem chato com cartões de crédito, então se o seu for brasileiro, mesmo que internacional, sua compra vai ser recusada. Digo por experiência própria.

E você precisa disso porque as passagens de trem devem ser compradas com antecedência. A não ser que você não tenha datas definidas para sua viagem, decida tudo antes. Os preços sobem e existe a chance de não conseguir lugar no trem se você deixar para comprar na hora.

Comprando as passagens

O site da Renfe é fácil de usar e nada diferente de outros de compra de passagem. Coloque as cidades de partida e chegada, as datas e número de passageiros e pesquise.

Você pode escolher as tarifas (de promocionais a especiais), as classes dos trens — turista, turista plus ou preferencial — e às vezes também é possível escolher o tipo de trem. De Madrid para Salamanca, por exemplo, existem os trens Alvia ou MD.

As composições Alvia são chamadas de Larga Distância e chegam a 250km/h, enquanto as MD, abreviação para Media Distância, também podem chegar a 250 km/h, mas fazem mais paradas durante o trajeto.

Escolha suas passagens, selecione seu assento se a tarifa permitir — ou só escolha se quer corredor ou janela — confira a estação de trem (algumas cidades podem ter mais de uma, como em Madrid, que conta com as estações Atocha e Chamartín), pague com o PayPal e imprima seu cartão de embarque.

Você não precisará trocá-lo e embarcará com ele mesmo.

Combinado Cercanías

É possível economizar nos trajetos com sua passagem de trem. Se você estiver em cidades grandes, como Madrid e Barcelona, existe um sistema chamado Combinado Cercanías.

Caso a cidade conte com um sistema de trens metropolitanos chamado Cercanías, você pode usá-lo gratuitamente para chegar até a estação de trem Renfe ou até o seu hotel, caso esteja chegando na cidade.

Basta procurar uma dessas máquinas roxas na estação, inserir o código presente no cartão de embarque e resgatar sua passagem.

Máquinas de autoatendimento da estação Sol, em Madrid

Fiz isso da estação Sol até a Chamartín, na ida para Salamanca, e da Chamartín até o Aeroporto, na volta para Madrid, e funcionou perfeitamente.

Embarque, bagagens e raio-x

Estação Chamartín, em Madrid

Com as passagens compradas, chegue à estação com meia hora de antecedência e fique atento ao painel de embarque.

Os procedimentos de embarque foram parecidos nas três estações que conheci (Salamanca, Segóvia e Charmartín, em Madrid), mas existem diferenças.

Em Madrid, o painel anuncia a plataforma de embarque, você desce até ela e, já ao lado do trem, entrega sua passagem para conferência. Logo em seguida sua bagagem passa por um raio-x (você pode levar até três malas) e você entra no vagão designado no cartão de embarque. Procura seu assento, acomoda as bagagens e espera a composição partir.

Raio-x de bagagens em Chamartín, Madrid

Em Salamanca o painel anuncia a plataforma, você entrega sua passagem para conferência e entra no trem. Minhas malas não passaram pela segurança em nenhuma das  duas vezes que embarquei por ali.

Em Segóvia, seu trem é anunciado e você passa pela segurança e conferência antes de descer para a plataforma. Embarca e fim.

A viagem

Trem Alvia que faz o trecho Madrid > Salamanca, com parada em Segóvia

Todas as minhas viagens foram pontuais e tranquilas. Os assentos são confortáveis, mas não absurdamente deliciosos como uma classe executiva. Você pode cair em uma fileira com mesas, os assentos virados um para os outros, ou não.

Há banheiros disponíveis e também máquinas de conveniência. Elas são caras. Mas podem salvar a sua vida em um momento de desespero.

Só tome cuidado com as paradas. Nem sempre o seu destino é a parada final da composição, então fique atento. O trajeto Salamanca > Segóvia ou Madrid > Segóvia é a “metade do caminho” de Madrid > Salamanca. Então, se for descer em Segóvia, não durma.

Estação Segóvia-Guiomar

O trem fica pouquíssimo tempo parado na plataforma, é melhor não arriscar.

Não há muito segredo para usar os trens Renfe. Como tudo na Espanha que eu conheci, é prático, descomplicado e autônomo. Você precisa estar atento e se virar. Ninguém vai ficar te dando instruções o tempo todo.