América do Sul,  Arraial do Cabo,  Brasil,  Búzios,  Cabo Frio,  Cidades Históricas,  Passeio de Barco,  Praias,  Região dos Lagos,  Rio de Janeiro,  Roteiros,  Sudeste,  Viagem Nacional

Roteiro de 5 dias na Região dos Lagos | Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio

Depois de três dias e meio em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, percebi que o número perfeito de dias para se passar ali é cinco, por isso, criei esse roteiro de 5 dias na Região dos Lagos. Com tempo para conhecer as três cidades – Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio – com calma e tranquilidade, espero que gostem da sugestão.

Roteiro de 5 dias na Região dos Lagos: com muita praia!

Dia 1 | Praia do Forno em Arraial do Cabo

Comece seu roteiro de cinco dias na Região dos Lagos em Arraial do Cabo, mas não com um passeio de barco. Faça um passeio mais tranquilo, escolha uma das praias da cidade e relaxe por um dia inteiro. A dica é não escolher o Pontal do Atalaia e a Ilha do Farol. Você conhecerá as duas com o barco e a segunda tem o acesso controlado.

Esse vai ser um dia para relaxar. Os deslocamentos na Região dos Lagos podem te cansar, principalmente se você usar o transporte público, então é sempre bom tirar um dia para não pensar em mais nada. Afinal, você está no Rio de Janeiro, em praias lindas e paradisíacas. Ficar sempre cansado não parece uma boa ideia, né?

Minha sugestão é pegar a trilha até a Praia do Forno e passar seu dia ali, e eu já contei toda a minha experiência nesta praia.

Vista de cima da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Acima está o céu azul, com pouquíssimas nuvens espaçadas, seguido de uma encosta coberta pela mata, em alguns tons de verde. Em seguida está a faixa de areia, bem branquinha, salpicada por turistas e um pequeno quiosque bem no meio. A maior parte da imagem é tomada pelo mar azul da praia, que só é interrompido, na parte inferior da imagem, por algumas pedras em tons de cinza claro e alguns cactos, no canto inferior direito.

Dia 2 | Passeio de Barco por Arraial do Cabo: o mais procurado da Região dos Lagos

Agora sim, faça o passeio de barco. Recomendo pesquisar antes de contratar algum serviço – muitos deles não são regulamentados e, por isso, não podem ir até a Praia da Ilha do Farol, algo que você não quer perder.

Com a certeza de que tudo está perfeitamente dentro da lei, contrate o serviço, esteja na Praia dos Anjos na hora combinada, pague a taxa municipal no guichê do governo e embarque.

Na foto vemos a praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em primeiro plano vemos a água azul cristalina do mar, e em segundo plano temos algumas pedras acinzentadas, em cima das quais alguns turistas tiram fotos, e uma pequena casa entre as pedras e o morro esverdeado ao fundo.

Praia do Pontal do Atalaia

Dica: leve um lanche. Nem todas as embarcações oferecem almoço ou param no Restaurante Flutuante da Praia do Forno, que não é nada barato. E não se esqueçam do protetor solar.

Dia 3 | Praias de Búzios

Depois de dois dias em Arraial do Cabo, respire novos ares na Região dos Lagos e vá para Búzios. A cidade é uma graça e tem praias maravilhosas, que merecem ser exploradas.

Você pode fazer outro passeio de barco, para conhecer vários lugares, ou só escolher uma ou duas praias de fácil acesso para passar o dia.

Eu recomendo a Praia Azedaou a Praia de João Fernandes, ambas lindas e fáceis de chegar a partir do centro da cidade.

Foto da Praia Azeda, em Búzios, Região dos Lagos. A imagem pode ser dividida em duas: a parte superior é tomada pelo céu, cujos tons de azuis variam em degradê, do mais escuro ao mais clarinho, salpicado por alguns nuvens na proximidade do limite com o mar. Por ali, vemos duas ilhas verdinhas e algumas embarcações: duas à esquerda e duas à direita, bem nos limites da foto. Elas estão sobre o mar azul de Búzios, que assim como o céu, também varia de tons: no fundo, é mais intenso, mas aos poucos adquire uma tonalidade mais clara, misturando-se com o amarelado da areia no limite inferior da imagem.Praia Azeda

Almoce em um dos quiosques da praia mesmo e, no fim da tarde, caminhe pela Orla Bardot sentido Rua das Pedras, onde você vai encontrar lojas de souvenirs e outras fofuras pelo caminho.

Dia 4 | Praias de Cabo Frio

Cabo Frio pode ser subestimada, mas a cidade também possui praias lindas! A mais central é a Praia do Forte, com longa faixa de areia e mar azul. Ela tem um grande centro comercial a poucos metros de caminhada, então você tem várias opções de almoço e também pode só caminhar pela orla se quiser.

Foto da Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos. A imagem foi feita no fim da tarde, então resquícios do pôr do Sol estão na parte mediana do canto direito da imagem. Acima vemos o céu, de um azul intenso que vai clareando conforme chega perto do mar, e poucas nuvens. Conforme baixamos o olhar, vemos algumas montanhas no canto mediano esquerdo, seguidas por uma faixa do mar e uma grande faixa de areia, tomada por alguns turistas, barracas e cadeiras. Por mim, temos a encosta da praia no canto inferior direito.

A cidade também atrai turistas para conhecer a Praia das Conchas e a Ilha do Japonês, para citar dois dos vários lugares lindos que você pode encontrar por ali.

Dia 5 | Locais históricos de Cabo Frio: o que as outras cidades da Região dos Lagos não têm

Na foto vemos a fachada de uma casa histórica. Ela é branca e possui duas janelas, uma em cada extremidade, com uma porta no meio. Todas as aberturas possuem o mesmo tom de azul turquesa escuro, que combina com pinturas na base da casa. Chegando na calçada, três quadrados azuis são pintados de cada lado, sendo que vasos em amarelo, branco e laranja estão na frente deles, próximos à porta. A calçada ocupa a parte inferior da fotografia, com pedrinhas brancas organizadas em três setores, alinhadas às portas e janelas, e divididas por faixas de pedras mais escuras, em tons de cinza. Duas arandelas ladeiam a porta

Cabo Frio ainda oferece atrativos que as outras cidades da Região dos Lagos não têm. Um centro histórico bem conservado e localizado. Ele está no Bairro da Passagem e conta com casinhas fofas, no melhor estilo colonial de Paraty, e te faz ter vontade de andar sem rumo pelas ruazinhas. Dica: faça isso.

É gostoso andar por ali de dia, quando quase não há turistas e as ruas são só suas. Mas o que você não imagina é que mais tarde as portas se abrem para ótimos restaurantes e bares. É uma região bem badalada de Cabo Frio e também vale conhecê-la quando o sol de põe.

Espero que gostem das sugestões! Tentei montar um roteiro da Região dos Lagos mais aberto e com dicas gerais, para que possam adaptá-lo ao que faz sentido no seu estilo de viagem. Seguir as nossas vontades, afinal, é uma das melhores partes de viajar!

Links úteis sobre Roteiro de 5 dias na Região dos Lagos

Um comentário

Deixe uma resposta