Brasil,  Campos do Jordão,  São Paulo

Pico do Itapeva e Palácio da Boa Vista | Campos do Jordão

Depois de conhecer o Capivari e o Parque Estadual Campos do Jordão, escolhemos dois outros pontos turísticos gratuitos para visitar no terceiro dia de viagem. Desta vez, fomos até o Pico do Itapeva bem cedinho, e depois, ao Palácio da Boa Vista.

Pico do Itapeva

Por mais que ele seja um local associado a Campos do Jordão, o Pico fica, na realidade, em Pindamonhangaba. A apenas 35 metros da divisa com Campos, a elevação tem mais de 2 mil metros e atrai turistas pelas mais diversas razões.

Nós passamos por lá pela vista maravilhosa que sua altura proporciona. Mas há aqueles que gostam das trilhas e da tirolesa, localizada na estrada que leva ao Pico, sobre um lago que é um espetáculo de paisagem.

A vista do Vale do Paraíba – e inclusive, da Basílica de Nossa Senhora Aparecida – é um absurdo. Amo a geografia de mares de morros de São Paulo, e sempre que tiver uma oportunidade, vou subir alguns metros para vê-los de forma privilegiada.

Mas preciso mencionar que, em julho de 2015, o local estava um tanto quanto abandonado. É preciso melhorar a estrutura, tendo em vista a quantidade de turistas que visita o local, para garantir não só um pouco de comodidade, mas segurança, principalmente.

Restaurante Sérgio’s

TripAdvisor

Como o Palácio Boa Vista só abre às 14h, pensamos que seria mais lógico almoçar antes de conhecer o lugar. Mais uma vez, recorri à busca restaurantes bons e baratos em Campos do Jordão, e encontrei a indicação do Sérgio’s.

Ele fica na Vila Abernéssia, o bairro mais próximo do Palácio, e é muito bem avaliado pelo Guia Quatro Rodas. Funciona na base do self-service, e com uma enorme variedade de pratos e sobremesas, cobra um valor justo pelo que oferece.

Passamos mais um tempinho pela rua central do bairro e esperamos até o relógio marcar 14h.

Palácio Boa Vista

Por fim, chegamos até o Palácio. A entrada é gratuita, o passeio é guiado e as fotos são proibidas. Por mais que este último detalhe incomode um pouco, eu gosto de esquecer da câmera um pouquinho durante as viagens. Então não posso dizer que a questão me perturbou.

A primeira coisa que chama a atenção no Palácio, que é uma das residências oficiais do Governo do Estado de São Paulo, é a sua fachada medieval. Por mais que tenha sido inaugurado em 1964, a arquitetura remete a séculos muito diferentes do que fora o XX.

A segunda coisa é o acervo histórico no interior. Expressões boquiabertas surgem assim que quadros do modernismo brasileiro são vislumbrados. Os Operários, de Tarsila, é uma das obras que faz todo o passeio já valer a pena. Além dele, encontramos exemplares de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Aldo Bonadei. Um certo paraíso para admiradores da arte.

O Palácio é, sem sombra de dúvidas, um lugar que vale muito a visita.

Palácio Boa Vista

Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3001

Horários: de 4ª feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Entrada gratuita

Ristorante San Giovanni

Nosso objetivo para a última noite na cidade era comer fondue. Um tanto quanto brega e clichê? Com certeza. Mas quem liga?

Nossa escolha foi o Ristorante San Giovanni, localizado na Vila Jaguaribe. A atmosfera do lugar é gostosa e o fondue estava bom, porém, temos algumas ressalvas. O atendimento foi um pouco caótico: os garçons, sem o treinamento necessário, estavam perdidos e não tinham como organizar todo um salão lotado. Além disso, pedimos duas sopas-creme que não supriram as expectativas.

Férias Brasil

No mais, é uma ótima opção de custo-benefício se você quer comer um fondue em Campos.

Links Úteis

Palácio da Boa Vista

Sérgio’s Restaurante

Ristorante San Giovanni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *