Vila de Pedrinhas em Ilha Comprida
América do Sul,  Brasil,  Ilha Comprida,  Praias,  São Paulo,  Sudeste

Vila de Pedrinhas em Ilha Comprida e a deserta Praia Ubatuba

No terceiro dia em Ilha Comprida fomos no sentido contrário. Se dirigimos sentido norte no segundo dia, decidimos rumar ao sul no terceiro. O destino era a Vila de Pedrinhas, uma vila caiçara tradicional próxima de Cananeia.

O caminho, mais uma vez, foi deserto. Em determinado momento é preciso pegar uma estrada de terra, cujos arredores demoram para encontrar alguma construção. Construções estas que, muitas vezes abandonadas, criam o mesmo clima bucólico do segundo dia, por mais que dessa vez o Sol estivesse muito bem presente.

Vila de Pedrinhas em Ilha Comprida

Vila de Pedrinhas em Ilha Comprida

O lugar é uma tradicional vila de caiçaras com uma vista incrível para o Mar Pequeno. Ali você vê o dia-a-dia de quem mora tão distante do centro da cidade, e é uma experiência incrível, por mais que não demande muito tempo.

Além de ter contato com a população caiçara, você vai encontrar um verdadeiro refúgio da natureza. Com uma ótima estrutura para receber turistas, a Vila de Pedrinhas te permite admirar as montanhas, andar sobre manguezais, encontrar pássaros a perder de vista e também fazer trilhas!

O que fazer na Vila?

Para finalizar, algumas coisas legais para você fazer na Vila de Pedrinhas são:

  • Comer frutos do mar em um dos restaurantes.
  • Tomar cachaça com cataia, um uísque caiçara.
  • Admirar os pássaros na passarela de madeira.
  • Aproveitar a Festança Caiçara no mês de outubro.
  • Fazer trilhas até outas vilas caiçaras.
  • Bem como fazer passeios de barco, com objetivo de pescar ou admirar o Mar Pequeno.

Barcos na Vila de Pedrinhas, em Ilha Comprida

Praia Ubatuba

Como a visita foi realmente rápida, posteriormente aproveitamos para parar em algumas das praias do sul da Ilha. Primeiro fomos até a Praia de Pedrinhas, mas não ficamos por muito tempo. Cheia de carros que desrespeitam a sinalização e invadem a areia, nossa paciência se esgotou em pouco tempo.

Enfim, pegamos o carro e fomos parar na Praia Ubatuba, um lugar absolutamente incrível: mar azul, pássaros a perder de vista e só nós quatro em uma imensidão de areia.

Praia da Boa Vista em Ilha Comprida

Na volta para o centro, almoçamos mais uma vez na Panificadora Cajara e depois, como era o aniversário da minha irmã, jantamos em um restaurante de comida japonesa, o Fago. Somos acostumados a comer comida japonesa e nossos padrões são bem altos, então uma coisa ou outra no restaurante pode ter incomodado. Mas nada demais. A comida estava ótima e com certeza voltaríamos mais vezes.

Links úteis

Prefeitura da cidade

Site oficial do turismo na cidade

Planejando a sua viagem: descontos!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

3 Comentários

Deixe uma resposta