América do Sul,  Arraial do Cabo,  Brasil,  Cabo Frio,  Praias,  Região dos Lagos,  Rio de Janeiro,  Sudeste,  Viagem Nacional

Praia do Forno em Arraial do Cabo | Região dos Lagos

Nossa viagem para o Rio de Janeiro incluía três dias e meio na Região dos Lagos. Nos hospedamos em Cabo Frio, na Pousada Areia do Forte, e decidimos fazer a cidade de base por três motivos: preços razoáveis, localização estratégica entre Búzios e Arraial do Cabo e boa infraestrutura.

Depois de chegarmos quase de madrugada na cidade, em um ônibus da 1001 que saiu do Rio de Janeiro, acordamos no dia seguinte para ir até Arraial do Cabo.

Como ir de Cabo Frio a Arraial do Cabo de ônibus

Boas economizadoras que somos, obviamente pegamos os ônibus intermunicipais da Salineira para sair de uma cidade e chegar até a outra. Andamos até o ponto final da linha B150, que fica no Largo Santo Antônio, e pagamos R$ 5,50 pelo trajeto de menos de meia hora com ar condicionado.

Contando que os ônibus saem com uma boa periodicidade (15 em 15 minutos de sábado, 20 de 20 de domingo e 10 em 10 de semana), eu considero que vale a pena a economia. Os veículos saem lotados, mas você sempre pode esperar pelo próximo para ir sentado.

Praia do Forno

Chegamos a Arraial do Cabo com um destino certo: a Praia do Forno. Nem tanto pela praia, mas pela vista do mar a partir da trilha para chegar até lá.

Do ponto de ônibus até o começo da escadaria existem diversas placas indicando o caminho, que te leva até centenas de degraus um tanto quanto íngremes. Mas nada que impeça a subida, a não ser que você tenha restrições de mobilidade, esteja com idosos com crianças pequenas.

Nesse caso, recomendo pegar um táxi aquático na Praia dos Anjos. Eles fazem o trajeto até a Praia do Forte de forma rápida e relativamente barata.

Se você optar pela trilha, saiba que terá uma vista maravilhosa para o mar, mas isso pode incluir no pacote uma centena de pessoas também ávidas por uma foto. O que aconteceu comigo em um domingo de fevereiro.

Vale a pena?

 

A vista vale muito a pena e eu a recomendo em qualquer circunstância. A praia, depende. Ela não é a mais bonita de Arraial, por mais que tenha um mar azul lindíssimo e grande faixa de areia. Além disso, em determinados dias ela pode ficar bem cheia. Até chegar no nível de você não conseguir um lugar para estender sua canga.

Então eu consideraria essas questões antes de decidir se vale a pena. Caso seu tempo na cidade seja apertado, eu recomendaria fazer um passeio de barco pela Praia do Pontal do Atalaia, muito mais bonita, e pela Praia da Ilha do Farol, que por conta do acesso controlado, conta com poucas pessoas por visita e te deixa com partes da praia só para você.

Onde comer?

Dois ou três quiosques vendem refeições na praia, além de ambulantes com sorvetes, por exemplo. No nosso caso, comemos um filé de peixe espada no Quiosque do Forno I e ficamos bem satisfeitas. Não me recordo do preço.

De volta para Cabo Frio

Praticamente ficamos o dia todo na praia, e na hora de voltar, pegamos o B150 em um dos pontos nas proximidades da saída da trilha. O caminho de volta foi como o da ida, tranquilo e sem arrependimentos. Muita gente torce o nariz para o uso de transportes públicos em viagens. Eu simplesmente ignoro essas pessoas.

Não acho que viagem seja sinônimo para luxo ou mínimo esforço possível. Quero conhecer lugares, pessoas, sabores e cheiros novos. E muitas vezes, isso acontece quando você sai da sua bolha e se permite entrar no dia-a-dia dos locais.

Que em sua maioria provavelmente não usam um Uber para qualquer saída a cinco minutos de distância.

Enfim, tomamos um banho no hotel e saímos para jantar. Optamos pela Avenida, que concentra um grande número de restaurantes, e acabamos no Mister Pizza. Lá comemos comida italiana no melhor estilo Spoletto, e valeu muito a pena. O prato estava ótimo e não foi caro.

Links Úteis sobre a Praia do Forno

Salineira

Prefeitura de Arraial do Cabo

Mais do Rio de Janeiro e da Região dos Lagos

Como é fazer a ponte aérea Rio-São Paulo com a Azul | Vídeo

Hotel no Rio de Janeiro | Mirasol Copacabana Hotel + Tour pelo quarto em vídeo

Uma noite em Copacabana | Rio de Janeiro

Parque Lage e Lagoa Rodrigo de Freitas | Rio de Janeiro

Tour “express” pelo Centro Histórico | Rio de Janeiro