Roupas para o Atacama no inverno: o que levar e como caber na mala de mão
Saber quais são as melhores roupas para o Atacama no inverno parece uma dor de cabeça sem fim. É frio. Mas frio congelante ou frio tipo semana de frente fria em São Paulo? Mas não é deserto? Não faz calor? E o mais importante: dá pra se virar com uma mala de mão, que é tudo que as companhias aéreas ainda oferecem em (algumas) tarifas?
Parece complicado e parece capaz de fritar o cérebro. Mas eu te prometo que é mais simples do que você imagina. A única questão é que sim, você vai precisar de algumas roupas mais quentes e tecnológicas, que a gente não costuma precisar no inverno brasileiro. Porém, isso não será um problema, e eu vou te explicar tudinho ao longo do texto.
10 dias no inverno chileno com uma mala de mão: eu fui
Eu fui sozinha para o Atacama em julho de 2019. No auge do inverno, eu tinha uma noção do que me esperava. Manhãs e noites bem geladas, dias amenos, passeios de baixa altitude com temperaturas bem tranquilas, e passeios de alta altitude com termômetros negativos.
O que já é o suficiente pra dar um nó na cabeça. Como montar uma mala que acomode todas essas variações? E como fazer tudo caber em uma mala de mão e um item pessoal?
Depois de ficar duas semanas na Europa só com uma mala de mão, no verão, eu passei a acreditar que era capaz de qualquer coisa nessa vida. Mas o inverno me deixou um pouco receosa.

Eis a malinha que me acompanhou em 10 dias de viagem pelo Chile
Pesquisei, pesquisei, pesquisei. E depois pesquisei mais um pouco. Descobri que era possível, mas também percebi que meu salário de estagiária ia sofrer. Afinal, eu não tinha nenhuma das roupas necessárias pra sobreviver. Só que deu tudo certo.
Com muitas parcelas, visitas a brechós e a certeza de que eu ainda usaria todas aquelas roupas em muitas outras viagens, eu fiz acontecer. E sim, eu uso todas as roupas que comprei pra ocasião até hoje, em 2026. Elas ressurgem em todos os invernos e em todas as viagens de frio, me fazendo lembrar da Camille de 2019, que passou o resto do ano pagando as parcelas da Decathlon.
Bom, chega de papo e vamos ao que interessa, não é mesmo?
Roupas para o Atacama no inverno: guia completo
Como já adiantei, o inverno no Atacama tem uma grande variação de temperatura. Não vai fazer 30ºC, mas a temperatura pode chegar facilmente aos 25ºC no meio do dia. Por outro lado, você vai sentir frio, sim, e também vai ver neve! Talvez, sinta todas essas temperaturas no mesmíssimo dia.
Pra conseguir equilibrar tudo isso na sua mala, você vai ter que seguir algumas “regrinhas”:
O segredo é usar camadas de roupas
Lidar com toda essa variação parece difícil, mas eu juro que não é. Você só vai precisar se vestir em camadas, ajustando a temperatura do seu corpo conforme as horas do dia passarem. Assim, você sairá do hotel para os passeios, bem cedinho, super aquecida. Mas conforme começar a sentir “calor”, poderá tirar as camadas para se adequar.
Basicamente, funciona assim:
1 – Primeira camada: térmica
Aqui, você vai usar uma blusa e uma calça térmicas. O ideal é que elas fiquem bem coladas ao corpo e sejam uma verdadeira “base”, te aquecendo e mantendo a sua temperatura em contato direto com a pele.

Muitas vezes, inclusive, você vai poder usar só a camada térmica, como eu na Laguna Cejar
Você pode encontrar essas peças em lojas mais caras, como a Columbia e a The North Face, em lojas esportivas, como a Decathlon, e também em marcas específicas de inverno, como a Snugg Wear. Só tome cuidado com peças muito baratas, elas podem não ser muito boas.
No geral, a Decathlon tem um ótimo custo benefício, e a maior parte das minhas roupas térmicas é de lá.
2 – Segunda camada: fleece
Por cima da camada térmica, vale a pena usar algumas peças de fleece. O tecido é bem quentinho e leve, o que ajuda bastante na mala, e ajuda a compor o seu “efeito cebola”. Vale a pena vestir uma blusa de fleece e uma calça por cima da térmica!

Fleece estilo jaqueta pro fim de tarde no Valle de la Luna
Você pode encontrar peças de fleece, que também é conhecido como “tecido polar”, nas mesmas lojas do item anterior. Porém, outras lojas esportivas também costumam vender roupas assim, como a Centauro.
3 – Terceira camada: suéter
A partir do fleece, você já pode se considerar bem aquecido para os passeios no Atacama. Porém, vale acrescentar mais uma camada para os momentos mais frios. É nesse momento que os suéteres brilham – e a sua calça de preferência também.

Meio do dia no passeio da Rota dos Salares, em alta altitude
Os suéteres de tecidos naturais, como cashmere e lã, especialmente a merino, são os mais recomendados para o frio extremo.
Porém, eu sei que são peças caras. Então, um algodão pode dar conta, assim como alguns tecidos sintéticos mais pesadinhos.
Em um cenário de roupas térmicas boas e fleeces boas, você pode dar uma “relaxada” na terceira camada. O que também é ótimo para conseguir montar looks bonitos!!!
Aqui, também podemos pensar em boas meias. Procure as de lã, próprias para esqui, de cashmere ou fleece, e não use apenas uma.
3 – Terceira camada: peças amenas
Contudo, entretanto, todavia, você lembra que nem todos os passeios serão super gelados, né? Pensando nas roupas Atacama inverno, você também vai ter que levar peças mais amenas. Para os dias de baixa altitude, vale a pena ir com roupas mais leves e tranquilas.
Eu recomendo blusas de manga curta e calças legging, com uma jaqueta de fleece ou outra levinha para se proteger do Sol e um casacão para quando começar a esfriar. Mas isso é assunto para o próximo tópico.4 – Quarta camada: casacos

Olhem a manga curta aí, nas Lagunas Escondidas de Baltinache
4 – Quarta camada: casacos
Por fim, a última camada! Para ela, vamos considerar um casaco bem pesado e um nem tanto.
Pensando no mais pesado, vale a pena levar um casaco com enchimento. Se ele for de material natural, como plumas de ganso, excelente. Mas também dá pra ser com materiais sintéticos. Eu mesma fui com um mais simples, de nylon, os famosos casacos puffer!

A puffer da C&A deu conta do recado em um dos passeios mais frios, as Lagoas Altiplânicas
Aqui, eu evitaria casacos de lã batida, porque você não quer saber como eles ficam com toda a areia/terra do deserto. Tecidos impermeáveis são bons por conta disso, até porque você não vai pegar chuva nessa viagem. Aliás, se o casaco for corta vento, é melhor ainda!

Esse casaco é dois em um: com puffer por baixo fica bem quentinho. Sem, vira com corta vento leve!
Para os passeios nem-tão-frios, um casaco que aguente o inverno brasileiro será o suficiente. Mas sempre leve seu casacão!
5 – Quinta camada: sapatos e acessórios
Agora, para os sapatos, eu recomendo dois: um tênis e uma bota. Que podem ser um só, com aquelas botinhas de trilha.
Na época, eu não quis gastar e levei apenas o que eu já tinha: um tênis normal de academia e uma bota tipo galocha. O tênis foi ótimo para os passeios de baixa altitude, mas a bota foi terrível para a alta altitude, porque ela não esquenta nada e eu sinto muito frio nos pés.
Se eu fosse hoje para o Atacama, levaria a bota de trilha que comprei anos depois para ir pra Amazônia, além de um tênis mais leve para dias mais tranquilos.
E para os acessórios, não se esqueça de luvas quentinhas, ao menos uma toca, um boné (faz muito Sol no Atacama) e um cachecol.

Só senti necessidade de usar touca no passeio mais frio, o dos Gêysers el Tatio, mas eu não sinto muito frio na cabeça
E o que mais levar na mala?
Agora que você já sabe das roupas, deve estar se perguntando sobre o restante da mala. Tem algo em especial que precisa ir pro Atacama com você?
A resposta é sim!
- Roupas de banho: muitos passeios no Atacama envolvem banhos em lagoas, mesmo no inverno!
- Protetor solar: o Sol do deserto não perdoa, e você não vai querer voltar queimado de lá!
- Óculos de Sol: a lógica é a mesma, pois não há uma unidade de nuvem no céu.
- Colírio: a secura do deserto é tão intensa quanto o Sol. Então, leve o seu colírio, ou até mesmo mais de um, caso tenha olho seco ou use lentes de contato.
- Protetor labial: você não quer passar a viagem com os lábios rachados, né?
- Hidratante corporal: bora cuidar dessa pele, que não tem culpa de ser levada a locais extremos?
- Soro para o nariz: nessa altura, você já entendeu que a secura não é brincadeira, o que significa que suas narinas também podem sofrer sem um sorinho.
- Remédios: apesar de ter farmácias em San Pedro de Atacama, vale a pena consultar o seu médico e fazer uma farmacinha especial para a viagem, já comprando tudo no Brasil.
- Hidratante facial: secura, etc.
Como fazer as roupas para o Atacama no inverno caberem na mala de mão?
Se as pessoas costumam entrar em desespero para viajar só com mala de mão em temperaturas amenas, elas surtam quando o assunto é inverno. O que é totalmente compreensível, visto que roupas para o frio costumam ser maiores e mais pesadas.
Mas existe saída para essa encruzilhada, e há quem diga que é mais fácil viajar no inverno com mala de mão, do que no verão.
1 – Monte looks diferentes com as mesmas peças e aproveite o “efeito cebola”
Com poucas peças, é possível pensar em diversos looks diferentes, assim suas fotos não parecerão que foram tiradas todas no mesmo dia.
Além disso, você invariavelmente estará com várias camadas – isso significa várias possibilidades. Um mesmo look pode parecer completamente diferente se você estiver ou não de casaco, e se tirar ou não suéter. Aproveite isso!
2 – Não tenha medo de repetir os casacos – e de ir com eles
Não, não faz sentido pensar em um casaco pra cada dia de viagem. Dois são mais do que o suficiente pra sua viagem, pensando em um mais pesado, e outro nem tanto assim.
E pra tudo caber, eu viajei vestindo um casaco e carregando outro no braço. É assim que a gente faz quando o espaço de bagagem é pequeno, e tudo certo! Até porque avião é frio, e o segundo casaco pode ser um belo cobertor improvisado.
3 – Mais roupas térmicas, menos roupas “ilustrativas”
As roupas que realmente vão sujar mais na viagem, pois ficarão em contato direto com o seu corpo, serão as térmicas. Mesmo assim, será plenamente possível utilizá-las pelo menos duas vezes. Isso porque você não vai suar nos passeios tradicionais, que são bem contemplativos. E também porque estará, majoritariamente, frio.
Então, leve algumas trocas de térmicas e poucas roupas que ficarão “a mostra”. 2-3 suéteres são mais do que o suficiente, assim como 2 calças, 1 legging e 2 fleeces.
4 – Você não vai precisar de muitos sapatos
Sinceramente? Compre uma bota de trilha, vá com ela, e leve só mais um chinelo na mala. A não ser que a sua viagem também inclua Santiago, aí vale a pena uma bota um pouco mais arrumada, como essa de couro e forrada da Turim que comprei ano passado, e um tênis.
Dica: peças de cores vibrantes nas roupas para o Atacama no inverno
Ultimamente, tenho visto muita gente no Atacama com roupas brancas e beges. Gente, por favor, não façam isso! O deserto já tem essas cores. O segredo pras suas fotos saírem BEM legais é justamente usar roupas com cores mais vibrantes. Elas vão te destacar na paisagem, e não te camuflar!

Por exemplo, eu levei uma fleece rosa e outra verde. Elas ficaram incríveis nas fotos, e eu agradeço todos os dias pela pessoa que escreveu sobre as cores vibrantes em algum blog que li em 2019.

Enfim, agora você já sabe quais são as melhores roupas para o Atacama no inverno, e vai conseguir montar a sua mala sem estresse. No fim, o que importa é estarmos vestidas de forma apropriada para o clima e a atividade, conseguindo aproveitar ao máximo esse lugar fora do normal que é o Deserto do Atacama.
Garanta 5% de desconto em seguro viagem na SEGUROS PROMO com o cupom CAMILLEPELOMUNDO
Compre seu chip internacional com 20% de desconto com a SIMPREMIUM
Reserve sua hospedagem no BOOKING
Economize ao contratar o cartão WISE com o meu link
Compre suas malas com 5% de desconto no PORTAL DAS MALAS com o cupom CAMILLEPELOMUNDO
Ao contratar os serviços anunciados neste post, o Camille Pelo Mundo pode receber uma comissão 🙂


