Disneyland,  Eurodisney,  Europa,  França,  Guia Prático,  Marne-la-Vallée,  Paris,  Viagem Internacional

Disneyland Paris: onde fica, como chegar, ingressos e tudo que você precisa saber

Conheci a Disneyland Paris em 2013, durante meu intercâmbio na França. E preciso confessar que, quando eu vi a Eurodisney na programação de um dos sábados, torci o nariz. Nunca fui muito fã de parques de diversão e ir pra Disney não era nem de longe um sonho. Por mais que sinta muitas saudades do Playcenter, na minha cabeça, seria muito melhor passar o dia entre igrejas em Paris do que num parque temático nos arredores da cidade, mas no fim, a experiência foi incrível, por mais que longe das minhas favoritas.

Como eu nem me dei ao trabalho de pesquisar mais sobre o parque, sinto que poderia ter aproveitado bem mais com algum planejamento. E é por isso que hoje estou aqui, te entregando todas as informações necessárias pra um passeio de qualidade na Disneyland Paris. Prontos?

Neste post você vai encontrar: a história da Eurodisney, onde os parques ficam, como chegar, horário de funcionamento, valores, como comprar o ingresso, mapa da Disneyland Paris, os dois parques, como organizar sua visita e links úteis

Leia também: Tudo sobre a Torre Eiffel: guia prático para a sua visita

Disneyland Paris

Inaugurado em 1992, o complexo de resorts e parques da Disneyland Paris fica na cidade de Marne-la-Vallée, a 32 km de Paris, em uma área de 19km². Sua localização foi escolhida de maneira estratégica, pensando na facilidade de acesso a partir de toda a Europa, para ampliar os parques da Disney no mundo.

A atração, uma das mais visitadas da Europa, conta com dois parques. O Disneyland Park e o Walt Disney Studios Park, além do Disney Village, 8 hotéis temáticos dentro do complexo e 50 restaurantes.

Eurodisney: onde fica?

Por mais que o complexo se chame “Disneyland Paris”, na realidade os parques ficam nos arredores da capital francesa, na cidade de Marne-la-Vallée. Mas pode ficar tranquilo: é bem tranquilo sair de Paris e chegar até lá.

Como chegar à Disneyland

Se você estiver hospedado em alguns dos hotéis do complexo, não precisa se preocupar com locomoção. Mas se você está em Paris e quer passar um dia no mundo mágico de Walt Disney, eu juro que é super fácil chegar!

  • O serviço de trem de Paris é a sua melhor opção. A estação Gare de Marne la Vallée – Chessy, da linha vermelha A do RER, te deixa do lado do parque.
  • De carro, o trajeto desde o centro da cidade dura em torno de 50 minutos pela rodovia A4. O que foi mais ou menos o tempo que eu demorei, de ônibus fretado, para chegar até o complexo.
  • Além dessas opções, a Disneyland Paris oferece o serviço de traslado próprio, o Disneyland Paris Express, mas claro, vai sair bem mais caro.

Horário de funcionamento

Disneyland Paris

A informação geral é que o Disneyland Park abre às 09h30 e fecha 21h, e o Walt Disney Studios Park das 09h30 Às 18h. Mas isso varia de acordo com a época do ano e com cada um dos parques. Por isso é bom checar esse calendário, com os horários para os próximos 90 dias, para planejar a sua viagem.

Além disso, uma opção para usar os parques em horários alternativos é usar o Extra Magic Hours.

  • Se você estiver hospedado em um dos hotéis do complexo, tem direito a horas extras nos parques. Isso dependendo da época do ano e do parque em questão, é sempre bom lembrar. Agora, em julho de 2021, por exemplo, o Disneyland Park abre às 08h30 para os hóspedes dos hotéis da Disney.

Leia também: Diário de Intercâmbio em Paris: Saint-Germain-des-Prés, Museu do Louvre e Eurodisney

Valores

Ingresso da Eurodisney

Você pode escolher vários tipos de ingresso para a Eurodisney, abaixo detalhados de acordo com informações de julho de 2021.

  • Pacotes de hotel + parques: os pacotes dão acesso a ambos os parques, estacionamento gratuito e diárias em um dos hotéis temáticos do complexo, além de cancelamento e remarcação gratuitos. Valores podem variar muito, mas uma simulação em um dos hotéis mais simples, para duas pessoas e duas diárias em agosto de 2021 saiu por volta de 850 euros – sem café da manhã incluído.
  • Passe anual: são quatro possibilidades de pacotes com detalhes disponíveis na bilheteria presencial ou por telefone.
  • Com data marcada: de 45 a 94 euros, a depender da data, tanto para adultos quanto para crianças, para um parque. Para os dois parques, os valores sobem um pouquinho.
  • Sem data marcada: compre ingressos sem data marcada, válidos por um ano, a partir de 99 euros para um parque e 119 euros para dois parques.
  • Para dois, três ou quatro dias: essa modalidade oferece descontos progressivos. 89,50 euros por adulto por dia (2 dias), 73 euros por dia (3 dias) ou 64,75 euros (4 dias).
  • Ingresso de um dia + transfer a partir de Paris: a partir de 109 euros para um parque e 129 euros para dois parques.

Como todos os meus ingressos para atrações turísticas já estavam incluídos no pacote do intercâmbio, não tenho como saber detalhes dos valores. Como  por exemplo, descontos para grupos. Mas o meu ingresso custou 26 euros e valia para um dos dois parques apenas. Fomos ao Disneyland Park. Isso em julho de 2013.

Compra de ingressos da Disneyland Paris

Área de Alice no País das Maravilhas na Disney de Paris

Você pode comprar os ingressos ou no próprio parque ou pela internet. E é óbvio que eu recomendo a segunda opção. Nesse site você pode escolher o seu tipo de ingresso e todos os outros detalhes, muito bem explicados.

Ingressos para jantares temáticos e outras atrações pagas também são vendidos pela internet, nesse mesmo site. Além disso, vamos falar um pouquinho sobre o FastPass.

  • O FastPass é um serviço gratuito dos parques que pode facilitar a sua vida. Basicamente ele funciona assim: você pode furar a fila das atrações durante o dia. Com seu ingresso em mãos, insira na máquina do FastPas do brinquedo em questão e ele vai te informar um horário. Então, é só retornar à atração nesse horário que você não vai precisar pegar filas. Você também pode reservar o FastPass antecipadamente.
  • Você pode reservar três FastPass de uma vez só. Mas a partir do quarto, é preciso utilizá-lo antes de reservar mais um. Ou seja, se você já utilizou três e agora reservou uma montanha russa, vai ter que primeiro andar na atração para então reservar outro.
  • Não são todas as atrações que possuem FastPass, as que possuem esse sistema disponível são:
    • DISNEYLAND® PARK
      • Indiana Jones™ and the Temple of Peril, Adventureland®
      • Space Mountain® – Mission 2, Discoveryland
      • Buzz Lightyear Laser Blast*, Discoveryland
      • Big Thunder Mountain, Frontierland®
      • Peter Pan’s Flight, Fantasyland®
      • Star Tours, Discoveryland
    • WALT DISNEY STUDIOS® PARK
      • Rock’n’Roller Coaster starring Aerosmith, Backlot
      • The Twilight Zone Tower of Terror™**, Production Courtyard
      • Flying Carpets over Agrabah, Toon Studio
      • Ratatouille: The Adventure, Toon Studio

Esse post explica tudo bem detalhadinho, recomendo.

Os dois parques da Disney na França

Já falei um pouquinho sobre os dois ali em cima, mas vamos descrevê-los um pouco melhor.

  • Disneyland Park. O parque principal é a versão parisiense da Disney da Califórnia. Com o castelo da Bela Adormecida e várias atrações correspondentes às americanas, o parque conta com temáticas. Como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, Toy Story, Branca de Neve, Aladdin e Piratas do Caribe.
    • Ele é dividido em cinco partes, chamadas de terras (lands): Main Street, USA, Discoveryland, Fantasyland, Adventureland e Frontierland.
  • Walt Disney Studios Park: mais cinematográfico, este é inspirado no Hollywood Studios da Flórida, com a montanha russa do Aerosmith. Só visitei o Disneyland Park, então não posso falar muitos sobre esse.
    • Ele também é subdividido, sendo as suas partes chamadas de sets, em referência aos estúdios cinematográficos: Backlot, Toon Studio, Production Courtyard e Front Lot são eles.

Leia também: Como visitar o Museu do Louvre? Horários, valores, mapas e mais!

Como organizar a sua visita?

Por mais que a Disney venda ingressos para os dois parques em um dia só, eu não recomendo essa logística. Dessa forma sua viagem será corrida, cansativa e sem aproveitar direito nenhum dos parques e suas atrações, então, se posso te dar uma dica, ela é: escolha apenas um parque ou compre ingressos para dois dias.

Links Úteis sobre a Disneyland Paris

Site do parque de diversões

Prefeitura de Paris

Metrô de Paris

Planejando sua viagem: descontos e links afiliados!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

Aluguel de carro: alugue seu carro com a Rent Cars e não pague IOF!

Internet na viagem: compre seu chip internacional com a Viaje Conectado

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *