América do Sul,  Chile,  Cidades Históricas,  Santiago

Conheça a Catedral Metropolitana de Santiago, no Centro Histórico

Um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital chilena é a Catedral Metropolitana de Santiago. Ela é lindíssima, fica no coração da cidade, na Plaza de Armas, e é um dos cartões postais de Santiago! Por isso, nesse post vamos falar de tudo sobre ela, preparados?

Neste post você vai encontrar: a história da Catedral Metropolitana, localização, como chegar, o que ver, se é preciso pagar, horário de funcionamento e uma sugestão de roteiro pelo Centro Histórico.

Leia também: Mercado Central de Santiago: o que fazer, como chegar, se vale a pena e mais

Catedral Metropolitana de Santiago

História da Catedral

Interior da Catedral Metropolitana de Santiago

A gente chega na Plaza de Armas e dá de cara com ela. Seu estilo neo renascentista, as duas torres e a pequena multidão de visitantes entrando e saindo da igreja. Mas olhando assim, nem imaginamos as reviravoltas em sua história.

Assim como muitos edifícios históricos no Chile, sua Catedral Metropolitana também teve a história atravessada por terremotos. E por isso, a bela construção que podemos conhecer hoje é de 1748, mas outras quatro existiram antes dela!

A história começa lá em 1541, quando Pedro de Valdívia, invasor espanhol e fundador de Santiago, determinou a construção da Iglesia Mayor. Há uma série de inconsistências em relação às datas, mas de acordo com o site da Prefeitura da cidade, a igreja precisou ser reconstruída em 1561, 1571, 1670, 1679 e em 1748, porque além de terremotos, sua estrutura também sofreu com incêndios – um deles, pelo menos, causado por indígenas mapuches, que sofreram muito nas mãos dos espanhóis.

Além disso, ela só foi transformada em Catedral em 1899, quando o arcebispo Mariano Casanova foi o responsável por solicitar várias mudanças no seu estilo e arquitetura. Se até então ela respirava colonial primitivo, foi no fim do século XIX que ela ganhou os detalhes neo renascentistas que vemos hoje.

Onde ela fica?

Foco no teto do principal templo católico de Santiago

A Catedral de Santiago fica na no mesmo lugar desde 1541: na Plaza de Armas, que é o marco zero da cidade! Além disso, a região também é o coração do Centro Histórico, que concentra uma série de outros pontos turísticos. Alguns deles são a praça em si, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Precolombino, que ficam bem próximos uns dos outros.

Como chegar?

Para chegar até a Catedral você pode descer na estação Plaza de Armas do metrô (L3 e L5) ou incluir a região no seu roteiro do Centro! Assim, poderá ir de metrô até a estação que melhor se encaixar no seu roteiro (Bellas Artes, Santa Lucia, La Moneda, etc) e caminhar pelos pontos turísticos!

Leia também: Transportes em Santiago: como andar de metrô, ônibus, sair do aeroporto e mais!

Contudo, se você preferir os ônibus, há vários pontos espalhados pelos arredores. O mais próximo do seu destino é a PA417-Parada 3, que serve as linhas 402, 504, 505, 508 e 514. E para saber mais sobre qual ônibus pegar, recomendo usar o Google Maps ou o site da Red, rede de transportes de Santiago.

O que ver na Catedral Metropolitana de Santiago?

Catedral Metropolitana de Santiago

Se você gosta de religiões, história, arte e arquitetura, a Catedral Metropolitana de Santiago não vai te decepcionar. Isso porque seus detalhes e tudo o que compõe a igreja são um prato cheio para esses amantes, então, vamos falar um pouco mais sobre eles.

Dividido em três naves, o interior da igreja tem cerca de 4.500 m² cobertos por mármore, madeira, pedras preciosas, afrescos nos tetos, pisos impecáveis, vitrais e arte sacra. E para além das inúmeras esculturas e peças de arte, dentro da Catedral você encontra o Museo de Arte Sagrado, com muitos móveis, pratarias e outras obras que recontam a história do catolicismo no Chile.

É preciso pagar?

Entrar na Catedral é um programa 100% gratuito! Sendo assim, não é necessário comprar nenhum ingresso, basta chegar e entrar.

Qual o horário de funcionamento?

Teto da Catedral

A igreja está, basicamente, sempre aberta, mas os horários de missas podem variar. Dessa forma, de acordo com informações de junho de 2021, elas ocorrem de segunda a sábado, às 12h30 e às 10h, e também aos domingos, às 10h, 11h, 12h e 19h.

Sugestão de roteiro pelo Centro Histórico de Santiago

Além da Catedral, o Centro Histórico de Santiago abriga muitas atrações, que você pode conhecer no mesmo dia!

Sendo assim, para um roteiro de um dia, eu recomendo começar no Parque Forestal e no Museu de Belas Artes, dar uma passadinha no Mercado Central e seguir para a Plaza de Armas. No meio do caminho pode ser interessante parar da Igreja de Santo Domingo, e depois conhecer a Catedral e o Museu Histórico Nacional.

Em seguida, pare para almoçar. Se quiser comer algo bem típico da culinária de rua de Santiago, uma galeria na própria Plaza de Armas pode ser tudo o que você precisa. Ela fica entre a praça e o Paseo Ahumada, e lá você vai encontrar várias opções, incluindo o cachorro quente chileno, que leva avocado. Além disso, na região você também encontra restaurantes fast food, como Pizza Hut e KFC, e lugares mais simples.

Caso queira, você também pode comer no café do Museo Chileno de Arte Precolombino, mas os valores serão um pouquinho mais salgados. Isso porque ele será a próxima parada do seu roteiro!

Enfim, para a tarde vá sentido sul até o Palácio de La Moneda, faça sua visita (caso tenha agendado com antecedência), dê uma passadinha no Centro Cultural la Moneda e por fim, termine o passeio no Cerro Santa Lucia. Também pode ser uma boa ideia dar uma passadinha em Lastarria ou no Barrio Paris-Londres.

Se você quiser ver a troca da guarda no Palácio, é só inverter o roteiro: comece pelo La Moneda – onde a troca acontece em dias intercalados, a depender do mês, às 09h50 em dias de semana e às 10h50 em feriados e fins de semana. O ideal é chegar uns 10/15 minutos antes na Plaza de la Ciudadanía, onde a cerimônia começa.

Catedral Metropolitana de Santiago: Links Úteis

Prefeitura de Santiago

Metrô de Santiago

Arquidiocese de Santiago

Planejando sua viagem: descontos e links afiliados!

Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link

Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)

Aluguel de carro: alugue seu carro com a Rent Cars e não pague IOF!

Internet na viagem: compre seu chip internacional com a Viaje Conectado

Deixe uma resposta