América do Sul,  Brasil,  Cidades Históricas,  Joinville,  Santa Catarina,  São Francisco do Sul,  Sul

Joinville e São Francisco do Sul | Santa Catarina

Algumas viagens acontecem de uma hora para outra. Algumas viagens são planejadas durante meses. E outras são a perfeita mistura dessas duas situações.

Eu faço Jornalismo. Amo a área acadêmica. E um dos seus principais eventos é o anual Intercom Nacional, que assim como todo congresso, acontece cada ano em uma cidade diferente. Em 2018, foi em Joinville, em Santa Catarina. E eu e uma amiga decidimos, ainda no começo do ano, enviar um artigo para ser apresentado em Setembro.

Entre idas e vindas, correções, noites escrevendo sobre Game of Thrones, conversas com o orientador e uma programação que não saía, nosso trabalho foi aceito. Lembro que estava em Madrid quando enviamos a versão final do trabalho. De certo desesperadas, porque queríamos resolver tudo logo. Mas algumas coisas fogem do nosso controle.

E, assim, precisamos dar uma verdadeira volta na região Sul para chegar até nosso destino final.

A data de nossa apresentação saiu pouquíssimas semanas antes do evento. E como o aeroporto de Joinville não é nenhum hub (junto do fato das datas serem justamente no feriado), estava impraticável voar para lá. Os preços batiam mil reais.

Tivemos que ser criativas. E foi assim que pegamos um voo da LATAM de Guarulhos até Curitiba, onde corremos até a rodoviária e pegamos um ônibus da Catarinense, cruzamos a fronteira interestadual e chegamos em Joinville, minha primeira vez em Santa Catarina. O trajeto da volta foi o mesmo.

Ficamos no estado por três dias: chegamos na madrugada da quinta-feira e voltamos para São Paulo na manhã do domingo. E dividimos nossos dias assim: apresentação do trabalho na quinta, dia em Joinville na sexta e dia em São Francisco do Sul no sábado.

E eu considero este um ótimo roteiro para a região.

Um dia em Joinville

Museu de Arte de Joinville

Eu tinha expectativas bem maiores para Joinville. Acontece que a cidade é pequena e vazia. As pessoas mal andam pelas ruas. E a sensação é de um grande vazio. Contudo, ela é organizada, tranquila e tem alguns museus e atividades legais, que fazem valer a pena ficar um dia por ali.

Ficamos hospedadas no Hotel Colon Palace, bem no centro da cidade, e ele tem pontos positivos e negativos. No geral, ele é ótimo: bem localizado, com quartos grandes, café da manhã bom e os melhores preços. Mas a região fica bem deserta após o anoitecer, e nós passamos por situações de medo em um dos dias.

Vista do Mirante de Joinville

O Colon Palace fica estrategicamente localizado para você conhecer os pontos turísticos da cidade, que basicamente, são: Rua das Palmeiras, Museu do Sambaqui, Zoobotânico, Mirante, Museu de Arte de Joinville, Mercado Público e Centro Cultural. Pode ser que você tenha que caminhar um pouco para alguns lugares ou pegar um ônibus. Mas os trajetos não serão um problema.

Um dia em São Francisco do Sul

Centro Histórico de São Francisco do Sul

Joinville tem algumas cidades interessantes ao seu redor, o que inclui Curitiba. Mas nós preferimos conhecer São Francisco do Sul, terceira cidade mais antiga do país. Ela fica a aproximadamente uma hora de ônibus da Viação Verdes Mares de Joinville, e eu recomendo demais passar um dia por lá.

Sua atmosfera de Paraty combina com o fofo sotaque sulista e se mistura com as casinhas coloniais e os museus dedicados ao mar. Andar pela orla é uma delícia. Conhecer os museus, também. E eu sou super suspeita, porque amo cidades históricas.

Recomendo passar pela Igreja de Nossa Senhora da Graça, seu Museu de Arte Sacra, caminhar por todo o centro histórico e conhecer todos os museus possíveis, como o Museu Nacional do Mar e o Museu Histórico Prefeito José Schmidt.

Baía da Babitonga

Além disso, São Francisco do Sul também tem praias muito belas, que não pude conhecer por falta de tempo. Contudo, tente encaixar ao menos uma no seu roteiro, pois fui informada de que elas valem a pena.