Aeroporto de Curitiba,  Aeroporto de Guarulhos,  Aeroportos,  América do Sul,  Brasil,  Curitiba,  LATAM,  Paraná,  Sul,  Viagem de avião,  Viagem Nacional

Como é viajar com a LATAM entre São Paulo e Curitiba

Fazer o trecho Guarulhos > Curitiba de avião não estava nos meus planos para 2018. Mas como expliquei no post sobre Santa Catarina, a passagem de São Paulo para Joinville estava impraticável, então combinei dois trajetos. O primeiro, um voo da Latam de Guarulhos até Curitiba. E depois, um ônibus da Catarinense entre Curitiba e Joinville.

Paguei R$ 341,11 pela ida e volta nos dias 05 e 09 de Setembro de 2018. Tendo em vista que era no meio do feriado, considerei o valor caro, mas pagável. Bem melhor do que a minha outra alternativa.

Milagrosamente, Guarulhos estava sem muitos tumultos para a data. Passamos tranquilamente pela segurança do embarque doméstico do Terminal 2. Relutamos para pagar os valores dos restaurantes do aeroporto. E aguardamos chamarem pelo nosso voo, que sairia às 23h30.

Embarcamos pelo finger. Encontramos nossos assentos. E esperamos pela decolagem do curto voo de apenas uma hora.

A aeronave era um A321 clássico, muito usado nos voos domésticos da LATAM, de configuração 3-3. Sem entretenimento de bordo, como já esperado, e apenas televisores para a passagens das instruções de segurança.

Os assentos eram OK para a duração do voo, que literalmente demorou menos do que eu fico dentro do ônibus para ir ao trabalho, e não houve serviço de bordo. Agora, para voos curtos, há a opção do Mercado LATAM, com comidas pagas.

Obviamente não pagamos por nada e só ficamos com a água servida pela tripulação.

Rapidamente pousamos no Aeroporto Internacional Afonso Pena, onde fazia muito mais frio do que em São Paulo (e que frio, Curitiba).

Mas não prestamos muita atenção no que rolava por lá. O desembarque também foi pelo finger e tudo estava organizado. Inclusive o aero, que estava desertíssimo pouco depois da meia noite.

Na volta, depois de quase perdemos o voo porque nosso ônibus até Curitiba atrasou, nada de muito diferente aconteceu.

Como fizemos check in online, apenas corremos até a segurança, passamos rapidamente e já entramos na fila, tendo em vista que o voo estava embarcando.

Depois de algumas confusões porque as pessoas não conseguem organizar suas bagagens de mão, decolamos. E eu dormi profundamente até pousar em Guarulhos.

Achei tudo relativamente OK. Já tive excelentes experiências domésticas com a Avianca e com a Azul, e outra experiência bem regular com a Gol. Diria que a Gol e a LATAM estão no mesmo patamar: oferecem um serviço tranquilo para voos curtos. Nada demais. Contudo, a Avianca e a Azul já me mostraram que é possível fazer melhor. Só que tudo tem um preço.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *