Cidades Históricas,  Diário de Intercâmbio,  Europa,  França,  Intercâmbio,  Intercâmbio de Férias,  Paris

Diário de Intercâmbio em Paris: Arco do Triunfo, Champs-Elysées e Rue de Rivoli

Este diário de intercâmbio em Paris contém informações sobre meus quinto e sexto dias na cidade, na Champs-Elysées, Arco do Triunfo e Rue de Rivoli.

Dia 5 | Arco do Triunfo, Champs-Elysées e Place de la Concorde

No quinto dia em Paris, pegamos a linha 1 do metrô sentido La Defense. E descemos na estação Charles de Gaulle-Étoile. A saída da estação dá exatamente para o Arco do Triunfo.

Arco do Triunfo

Outros acessos para a região são as estações George V, da linha 1 do metrô. A Franklin D. Roosevelt, das linhas 1 e 9. E a Champs-Elysées – Clemenceau, das linhas 1 e 13. Na ordem, desde o Arco até os arredores do Petit e do Grand Palais, passando por toda a extensão da avenida.

O Arco do Triunfo é imponente, bonito e impressionante. Visitar Paris depois de conhecer a história da França, e a importância de Paris ao longo dos séculos, é surreal.

Mas quando a gente olha para baixo, vê a Champs-Elysées e avenidas adjacentes abarrotadas de carros, buzinas e congestionamentos.

Champs-Elysées

Leia também: Diário de Intercâmbio em Paris: residência estudantil, aulas, Ópera Garnier e Galeries Lafayette

Champs-Elysées

Talvez sustentar o título de avenida mais linda do mundo tenha sobrecarregado os encantos da Avenue des Champs-Elysées. Ela é bela. Com seus prédios, largo pavimento, árvores, canteiros e cafés que, apesar de um marco, combinam mais com as regiões não tão turísticas da capital. As lojas passam a impressão de uma cópia da Times Square. E vocês já viram o tamanho da vitrina das Louis Vuitton? É praticamente a materialização do capitalismo.

Champs-Elysées

Os turistas replicam a 25 de março e as pessoas em situação de rua explicitam a falência de mais um país. Eles estão ali, lado a lado com sacolas que guardam milhões de euros, em uma ironia que não consegui deixar longe das palavras.

Champs-Elysées com Arco do Triunfo ao fundo

Além disso, tudo lá é mais caro. Então comprei um tiramisu e rodei por entre lojas para passar o tempo, porque eu só queria voltar para a calma do 11ème, uma das essência de Paris ao longo da Faubourg du Saint-Antoine.

Champs-Elysées com Arco do Triunfo ao fundo

Do Arco do Triunfo, seguimos por toda a avenida até a Avenue Winston Churchill para ver o Petit Palais e o Grand Palais. Aí continuamos por ela até a Pont Alexandre III, que te tira o fôlego e te dá uma vista privilegiada do Hôtel des Invalides, onde funcionava um asilo para veteranos de guerra.

Pont Alexander III

Mas antes queria relembrar um detalhe. Nosso grupo ficou livre por um tempo até o momento do reencontro. Eu estava com uma amiga mexicana, e nós duas não éramos lá muito boas no francês. O resultado? Entendemos errado o ponto de encontro para seguirmos juntos, e quase deu tudo errado. Mas no fim, conseguimos encontrar o restante do grupo.

Petit Palais

Place de la Concorde

Depois seguimos para a Place de la Concorde, com o Obelisco e a Estátua de Strasbourg. Não tenho muitas fotos por bons motivos. Já tinham começado a organizar a avenida para as comemorações do 14 de julho, que seria na semana seguinte.

Place de la Concorde

A Praça tem uma carga histórica muito pesada, e pisar ali é como mergulhar em um livro de história. Me desculpem. Se eu ganhasse um real por cada vez que escrevi história por aqui, estaria em Paris novamente.

Dia 6 | Rue de Rivoli – 6th Arrondissement

A linha 1 do metrô se tornou meu dia-a-dia, e no sexto dia, não foi diferente. Novamente sentido La Defense, desembarcamos na estação Hôtel de Ville, ou seja, prefeitura.

Hotel de Ville

Compras

Passamos a tarde toda na Rue de Rivoli, que é lotada de marcas famosas e baratas, como a H&M e a Zara, e ela é a minha sugestão para quem quer deixar seus euros em fast fashion. A rua fica no 6th arrondissement, e lojas como as já citadas e Mango, Stradivarius, KIKO, Intimissimi e Oysho estão localizadas ali. A maioria, próximas à prefeitura e ao Boulevard Hôtel de Ville, um shopping com várias lojas de departamento.

Dicas

No quesito de roupas, indico fortemente a espanhola Stradivarius. Mas se a Espanha estiver no seu roteiro pela Europa, passe reto tanto por ela quanto pela Zara. Minhas amigas de Madrid explicaram que as promoções valem muito mais a pena nas cidades espanholas.

Andar pelo BHV é uma delícia, e a loja que eu mais gostei é a Paperchase, uma papelaria incrível.