Conheça a Catedral Metropolitana de Santiago, no Centro Histórico
Um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital chilena é a Catedral Metropolitana de Santiago. Ela é lindíssima, fica no coração da cidade, na Plaza de Armas, e é um dos cartões postais de Santiago! Por isso, nesse post vamos falar de tudo sobre ela, preparados?
Neste post você vai encontrar: a história da Catedral Metropolitana, localização, como chegar, o que ver, se é preciso pagar, horário de funcionamento e uma sugestão de roteiro pelo Centro Histórico.
Leia também: Mercado Central de Santiago: o que fazer, como chegar, se vale a pena e mais
Catedral Metropolitana de Santiago
História da Catedral
A gente chega na Plaza de Armas e dá de cara com ela. Seu estilo neo renascentista, as duas torres e a pequena multidão de visitantes entrando e saindo da igreja. Mas olhando assim, nem imaginamos as reviravoltas em sua história.
Assim como muitos edifícios históricos no Chile, sua Catedral Metropolitana também teve a história atravessada por terremotos. E por isso, a bela construção que podemos conhecer hoje é de 1748, mas outras quatro existiram antes dela!
A história começa lá em 1541, quando Pedro de Valdívia, invasor espanhol e fundador de Santiago, determinou a construção da Iglesia Mayor. Há uma série de inconsistências em relação às datas, mas de acordo com o site da Prefeitura da cidade, a igreja precisou ser reconstruída em 1561, 1571, 1670, 1679 e em 1748, porque além de terremotos, sua estrutura também sofreu com incêndios – um deles, pelo menos, causado por indígenas mapuches, que sofreram muito nas mãos dos espanhóis.
Além disso, ela só foi transformada em Catedral em 1899, quando o arcebispo Mariano Casanova foi o responsável por solicitar várias mudanças no seu estilo e arquitetura. Se até então ela respirava colonial primitivo, foi no fim do século XIX que ela ganhou os detalhes neo renascentistas que vemos hoje.
Onde ela fica?
A Catedral de Santiago fica na no mesmo lugar desde 1541: na Plaza de Armas, que é o marco zero da cidade! Além disso, a região também é o coração do Centro Histórico, que concentra uma série de outros pontos turísticos. Alguns deles são a praça em si, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Precolombino, que ficam bem próximos uns dos outros.
Como chegar?
Para chegar até a Catedral você pode descer na estação Plaza de Armas do metrô (L3 e L5) ou incluir a região no seu roteiro do Centro! Assim, poderá ir de metrô até a estação que melhor se encaixar no seu roteiro (Bellas Artes, Santa Lucia, La Moneda, etc) e caminhar pelos pontos turísticos!
Leia também: Transportes em Santiago: como andar de metrô, ônibus, sair do aeroporto e mais!
Contudo, se você preferir os ônibus, há vários pontos espalhados pelos arredores. O mais próximo do seu destino é a PA417-Parada 3, que serve as linhas 402, 504, 505, 508 e 514. E para saber mais sobre qual ônibus pegar, recomendo usar o Google Maps ou o site da Red, rede de transportes de Santiago.
O que ver na Catedral Metropolitana de Santiago?
Se você gosta de religiões, história, arte e arquitetura, a Catedral Metropolitana de Santiago não vai te decepcionar. Isso porque seus detalhes e tudo o que compõe a igreja são um prato cheio para esses amantes, então, vamos falar um pouco mais sobre eles.
Dividido em três naves, o interior da igreja tem cerca de 4.500 m² cobertos por mármore, madeira, pedras preciosas, afrescos nos tetos, pisos impecáveis, vitrais e arte sacra. E para além das inúmeras esculturas e peças de arte, dentro da Catedral você encontra o Museo de Arte Sagrado, com muitos móveis, pratarias e outras obras que recontam a história do catolicismo no Chile.
É preciso pagar?
Entrar na Catedral é um programa 100% gratuito! Sendo assim, não é necessário comprar nenhum ingresso, basta chegar e entrar.
Qual o horário de funcionamento?
A igreja está, basicamente, sempre aberta, mas os horários de missas podem variar. Dessa forma, de acordo com informações de junho de 2021, elas ocorrem de segunda a sábado, às 12h30 e às 10h, e também aos domingos, às 10h, 11h, 12h e 19h.
Sugestão de roteiro pelo Centro Histórico de Santiago
Além da Catedral, o Centro Histórico de Santiago abriga muitas atrações, que você pode conhecer no mesmo dia!
Sendo assim, para um roteiro de um dia, eu recomendo começar no Parque Forestal e no Museu de Belas Artes, dar uma passadinha no Mercado Central e seguir para a Plaza de Armas. No meio do caminho pode ser interessante parar da Igreja de Santo Domingo, e depois conhecer a Catedral e o Museu Histórico Nacional.
Em seguida, pare para almoçar. Se quiser comer algo bem típico da culinária de rua de Santiago, uma galeria na própria Plaza de Armas pode ser tudo o que você precisa. Ela fica entre a praça e o Paseo Ahumada, e lá você vai encontrar várias opções, incluindo o cachorro quente chileno, que leva avocado. Além disso, na região você também encontra restaurantes fast food, como Pizza Hut e KFC, e lugares mais simples.
Caso queira, você também pode comer no café do Museo Chileno de Arte Precolombino, mas os valores serão um pouquinho mais salgados. Isso porque ele será a próxima parada do seu roteiro!
Enfim, para a tarde vá sentido sul até o Palácio de La Moneda, faça sua visita (caso tenha agendado com antecedência), dê uma passadinha no Centro Cultural la Moneda e por fim, termine o passeio no Cerro Santa Lucia. Também pode ser uma boa ideia dar uma passadinha em Lastarria ou no Barrio Paris-Londres.
Se você quiser ver a troca da guarda no Palácio, é só inverter o roteiro: comece pelo La Moneda – onde a troca acontece em dias intercalados, a depender do mês, às 09h50 em dias de semana e às 10h50 em feriados e fins de semana. O ideal é chegar uns 10/15 minutos antes na Plaza de la Ciudadanía, onde a cerimônia começa.
Catedral Metropolitana de Santiago: Links Úteis
Planejando sua viagem: descontos e links afiliados!
Seguro viagem: 5% de desconto na Seguros Promo com o meu link
Airbnb: até R$ 350 de desconto em hospedagens e experiências (válido para o primeiro cadastro)
Aluguel de carro: alugue seu carro com a Rent Cars e não pague IOF!
Internet na viagem: compre seu chip internacional com a Viaje Conectado